Resenhas

Ohms

Deftones

Avaliação

9.0

Tem efeitos sonoros aleatórios na música? Tem. É Rammstein? Não. Tem voz rasgada? Tem. É Guns N’ Roses? Sou suspeito pra falar, mas não, não é. Isso é Deftones!! ‘Ohms’ possui a identidade da banda, sem mais. Chino Moreno não erra e sabe conduzir a banda no qual está a frente muito bem.

Tem certas bandas e artistas que consagram seus estilos e formas de fazer arte a ponto daquilo ser uma marca registrada, é o que acontece com Deftones. Já é difícil entrar em um meio, e conseguir tal façanha de permanecer, lançar um, dois, três, quatro discos… Deftones além de alcançar a meta, ainda deixa sua sonoridade e discografia para futuras referências ao nu metal. Nono álbum, Ohms. Eu poderia falar que a banda é corajosa por lançar um álbum em uma pandemia, aquele mesmo discurso clichê de sempre e apelativo, mas nessa altura do campeonato, com nove discos gravados, a banda não precisa provar nenhuma coragem.

Como já era esperado, ao ouvir o som e ver o videoclipe de cada música disponibilizada no canal da banda, no YouTube, ficamos “caçando” referências pela nossa situação, alguma crítica ao governo (de praxe) e afins. E sim, as imagens distorcidas e cores em preto e branco não são à toa, nunca são. Cada um define como quiser, com o que sentir.

Dá pra notar um Deftones mais popularesco dos outros discos, mais inspirado, lúcido, harmônico e metal. Em certas músicas, como “Error” e “Pompeji”, por exemplo, percebemos isso claramente. Ao abrir o disco com “Genesis” foi uma bela sacada, além do conjunto da obra, o nome chamou muita atenção por ser forte e genérico. Aliás, esta faixa foi escolhida para lançar como single antes do álbum.

A terceira faixa, “Urantia”, é uma daquelas músicas que você manda para o seu amigo e diz “cara, ouve isso daqui!”, inclusive, foi o que eu fiz! Uma ótima porrada para os nossos ouvidos.

Existe alguma música mais ou menos? Sim, claro. Como disse, cada um sente o que quiser e o que estiver disposto a ser permitir para ouvir, mas “This Link Is This”, eu, particularmente, não gostei.

Se Ozzy lançou um ótimo disco de heavy metal, Pearl Jam lançou seu grunge regular “Gigaton”, e estamos na espera do hard “Power Up” de AC/DC, agora apresento-lhes o nu metal “Ohms”, do Deftones!

 

Faixas:

  1. Genesis
  2. Ceremony
  3. Urantia
  4. Error
  5. The Speel of Mathematics
  6. Pompeji
  7. This Link is Dead
  8. Radiant City
  9. Headless
  10. Ohms

 

Formação:

Chino Moreno – voca
Stephen Carpenter – guitarra
Sergio Veja – baixo
Frank Delgado – teclado
Abe Cunningham – bateria