Resenhas

Self-Truth Samba

Umbilichaos

Avaliação

8.8

Uma das melhores filosofias que o punk ensinou ao mundo foi ‘do it yourself’’ (faça você mesmo). Tem ideias e quer que sejam ouvidas? É só arregaçar as mangas e fazer acontecer, como é o caso do Umbilichaos. Formado em 2007, é um projeto solo de Anna C. Chaos responsável por todos os instrumentos, composições e gravação.

Recém lançado, “Self-Truth Samba” é seu décimo quarto álbum – algo notável para uma banda com dezessete anos – se tornando uma continuação do trabalho anterior “Mourning Carnivals From Now On” (maio/2023). Ambos com o mesmo ponto de partida: o Carnaval que transmite ao mundo a impressão de um povo alegre e festeiro, mas que enfrenta em seu cotidiano todo tipo de opressão e violência.

“Self-Truth Samba” é constituído por quatro longas canções onde doom metal, punk, noise, vocais urrados e desesperançosos se condensam em um verdadeiro caos musical.

“Between Prisoners and Slaves” começa com uma ‘batida melancólica’ que evolui até chegar em um noise apocalítico, onde uma letra que brada ‘Eu não quero ser / Um fantoche ou / Mais uma atriz” é um verdadeiro murro na cara da sociedade. Essa ‘batida melancólica’ também encerra o álbum na faixa “Absences We Carry” que canta ‘Nascido o meu ritual de solidão / Posso encontrar o caminho de volta?’ – e aqui fica uma reflexão unindo as duas letras de que, quem contraria o ‘establishment’ vigente, está condenado a ser um pária na sociedade….

“Dying of All Beliefs” é onde o doom metal se faz mais presente, mas foi “Bitterness Sown” a que mais me agradou, principalmente pelo riff que acompanha praticamente toda a canção.

“Self-Truth Samba” não é nada convencional, não espere refrões ou algo do tipo. Estamos falando de uma obra que praticamente aniquila todas as estruturas vigentes, deixando apenas a anarquia e sendo recomendado para quem não se prende a padrões vigentes e aprecia obras desafiadoras.

Tracklist

Between Prisoners and Slaves
Bitterness Sown
Dying of All Beliefs
Absences We Carry