Resenhas

The Enigma Birth

Timo Tolkki's Avalon

Avaliação

9.0

O álbum “The Enigma Birth” segue a mesma fórmula que o guitarrista Timo Tolkki vinha desenvolvendo nos outros três lançamentos anteriores. Um verdadeiro desfile de vocalistas convidados para cantar com o Avalon. Gente de renome e figuras proeminentes do mundo do metal como Fabio Lione (Rhapsody, Angra, Eternal Idol), Brittney Slayes (Unleash The Archers), James Labrie (Dream Theater), Jake E (ex-Amaranthe, Cyrha), entre outros.

Cabe aqui destacar duas participações que me chamaram muito a atenção. A vocalista chilena Caterina Nix (Chaos Magic) que interpreta de forma magistral a faixa “I Just Collapse” e o brasileiro Raphael Mendes (Icon Of Sin), que a maoria dos espectadores headbangers do YouTube vão lembrar em suas interpretações de músicas com um timbre extremamente parecido com o de Bruce Dickinson. Neste álbum ele canta as faixas “Master of Hell” e “Beauty and War”.
Sou extremamente suspeito para comentar qualquer coisa que venha de Brittney Slayes, pois para mim ela é uma das melhores vocalistas de metal da atualidade. Ao lado de Jake E. ela canta “The Fire And The Sinner” e com Caterina Nix faz um dueto em “Memories”. É de tirar o fôlego, as duas enchem de emoção estes versos.
“The Enigma Birth” é álbum é realmente muito bom em todos os aspectos. Chama a atenção do começo ao fim, com todos os elementos de metal moderno, power metal ou metal sinfônico presentes na obra.
Até faixas mais pesadas e com mais groove, que posso considerar como “hard” (como em I Just Collapsed), dão um contraponto interessante a todo o trabalho de arranjos, orquestração e violinos presentes neste registro. Timo e seus parceiros musicais acertaram em cheio em suas performances.

Tracklist:
1. The Enigma Birth (participação de Pellek)
2. I Just Collapse (participação de Caterina Nix)
3. Memories (participação de Caterina Nix e Brittney Slayes)
4. Master Of Hell (participação de Raphael Mendes)
5. Beautiful Lie (participação de James LaBrie)
6. Truth (participação de Jake E)
7. Another Day (participação de Marina LaTorraca)
8. Beauty And War (participação de Raphael Mendes)
9. Dreaming (participação de Fabio Lione)
10. The Fire And The Sinner (participação de Jake E e Brittney Slayes)
11. Time (participação de Marina LaTorraca)
12. Without Fear (participação de Fabio Lione)

Formação:
Timo Tolkki – guitarra
Andrea Arcangeli – baixo
Marco Lazzarini – bateria
Antonio Agate – teclado
Federico Maraucci – guitarra
Aldo Lonobile – guitarra