hbNews

Marinas Found lança “Saudade”, disco que revisita o passado e projeta o futuro do hardcore melódico nacional

Marinas Found lança “Saudade”, disco que revisita o passado e projeta o futuro do hardcore melódico nacional

21 de janeiro de 2026


A Marinas Found apresenta “Saudade”, seu terceiro álbum de estúdio, já disponível em todas as plataformas digitais. O disco conta com a participação especial de Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish e fã declarado da banda em um encontro que simboliza a conexão entre diferentes gerações do hardcore melódico brasileiro.

Concebido durante a pandemia, o álbum reflete sobre experiências de transição, angústia, conflitos, alegrias, memórias e amadurecimento em um caldeirão que pretende mirar um futuro otimista para jovens adultos em passagem para fases mais maduras da vida.

Ouça “Saudade”:
https://found.ee/marinasfound_saudade

Marca registrada da Marinas Found, o contraste entre sonoridade pesada e estética vibrante ganha ainda mais força em “Saudade”. O álbum evidencia a maturidade da banda ao equilibrar vulnerabilidade e crítica, honestidade e sensibilidade, sem abrir mão da intensidade.

Essa abordagem confere ao hardcore melódico da banda uma dimensão única, onde intensidade e emoção coexistem, abrindo espaço para influências do punk, do rock, do alternativo, do pop e do emo, que vive uma onda de redescoberta e celebração nos últimos anos. O álbum conta com 12 faixas e conduz o ouvinte por uma jornada que vai do chão ao céu, reforçando o caráter emocional e narrativo do trabalho.

Formada em Pelotas, Rio Grande do Sul, a Marinas Found é composta por Pedro Soler (voz e guitarra), Eduardo Walerko (guitarra e voz), Mike Pires (baixo e voz) e Murilo Uarth (bateria e voz). Forjada na ética do DIY, a banda soma 11 anos de estrada construídos no corre independente, em palcos pequenos, turnês autogeridas e na relação direta com a cena underground.

Gritar e celebrar com os amigos, reclamar da sua cidade e dos dramas do crescimento, levantar-se para mudar a situação coletiva, retomar o amor pela vida, e, principalmente, não baixar a cabeça para ninguém: isso é Marinas Found.

Três singles antecederam o lançamento do álbum “Saudade: “Rito”, “Cidades Vizinhas” e “Pule o Muro” que foram reunidos em um EP batizado como “Viva Rápido”.

“Rito” abriu a era “Saudade” refletindo sobre crescimento pessoal, reconexão e cura emocional após períodos difíceis, especialmente os vividos durante a pandemia. A faixa equilibra peso e melodia, agressividade e contemplação.

Ouça Rito:
https://found.ee/marinasfound_rito

Já “Cidades Vizinhas” traz a participação de Rodrigo Lima, do Dead Fish. Inspirada na cidade natal da Marinas, a música aborda a relação ambígua com o lugar de origem entre o afeto e o aprisionamento, o desejo de partir e a vontade de voltar. A faixa utiliza a simbologia das antigas luzes amarelas aconchegantes dos postes, hoje substituídas por LEDs frios, como metáfora da perda de vínculos afetivos nas cidades. A colaboração representa um encontro entre gerações do hardcore nacional e reforça a continuidade da cena independente do Sul do Brasil.

Sobre a parceria, Rodrigo Lima afirma:

“Marinas Found é uma das minhas bandas preferidas da nova geração. Faz toda a diferença eles lançarem um álbum agora e botarem a cara. Se continuarem nessa trajetória, vão deixar um legado importante para o Sul do Rio Grande do Sul, para o Brasil e para o mundo.”

Ouça Cidade Vizinhas:
https://found.ee/marinasfound_cidadesvizinhas

Fechando a tríade de singles, “Pule o Muro” evidencia a versatilidade da Marinas Found ao flertar com o emo e o rock alternativo, antecipando a estética e a diversidade sonora que se expandem no álbum completo.

Ouça Pule o Muro no EP Viva Rápido:
https://tr.ee/PnFSFaOrbl

Saudade de que?

O vocalista Pedro Soler explica:

“Saudade” surgiu ainda durante a pandemia, num momento em que a banda, hoje entre os 20 e 30 anos, começou a perceber que algumas coisas iam ficando para trás. O projeto nasceu como um ideal de vida, construído com pessoas muito próximas, mas com o tempo e as escolhas de cada um, a formação foi mudando. A rotina, os compromissos e o próprio passar do tempo foram criando distâncias inevitáveis.

A música reflete a saudade de um tempo mais ingênuo e espontâneo, não necessariamente ligado à juventude, mas a uma forma mais leve de estar no mundo. Mais do que algo que paralisa ou entristece, “Saudade” aparece como uma tentativa de reconciliação com o que foi esquecido ao longo do caminho, uma força feliz e criativa, capaz de gerar algo novo tão bonito quanto aquilo que já existiu”.

Sobre Marinas Found: DIY, colaboração e barulho

Desde sua formação, em 2014, a Marinas Found constrói sua trajetória na autogestão, atuando de forma independente na produção dos discos, circulação, comunicação e fortalecimento da cena local, sempre com os dois pés no palco. Nascida e criada nos festivais independentes, casas pequenas e turnês viabilizadas pela parceria e confiança entre bandas, a Marinas Found consolidou-se como um dos nomes mais consistentes do hardcore melódico do Sul do Brasil, com os álbuns “Marinas Found” (2017) e “Ansiolítico” (2019), além de singles como “Fudidaísmo” e “Tanto Faz”.

Seus shows combinam entrega, catarse e sensação de pertencimento, refletindo a relação próxima e orgânica da banda com o público. Mais do que música, a Marinas Found é um projeto coletivo: um convite para retomar o que amamos, transformar a saudade em ação e reacender a chama da mudança. Com circulação constante em festivais, forte presença audiovisual e uma base de fãs construída passo a passo, a banda consolida sua trajetória na cena independente.

Com letras que refletem os dilemas de jovens adultos, a Marinas Found imprime no som, nas artes e na identidade visual, inspiradas na estética pop-punk, a marca de uma banda coletiva e autêntica. Entre humor irônico e energia crua, equilibra melodia e força, criando identidade própria. Mais do que música, é um convite para retomar o que amamos e reacender a transformação coletiva.

Tracklist “Saudade”:

1- Preliminares
2- Rito
3- Apenas um olhar
4- Skate
5- MCT
6- Eu fico puto
7- Mais um, menos um
8- Cidades Vizinhas (Feat. Rodrigo Lima)
9- Perfume
10- Sou assim
11- Pule o Muro
12- Viva Rápido
13- TDP

Marinas Found é:
Pedro Soler (voz e guitarra)
Eduardo Walerko (guitarra e voz)
Mike Pires (Baixo)
Murilo Uarth (bateria e voz)

Ficha técnica de “Saudade”:

Mixagem e produção: Jeferson Marchetto

Arte da capa e design: Heitor Leal

Distribuição: Selo Downstage

Discografia: 

Marinas Found (2017) — álbum

Ansiolítico (2019) — álbum

Ao vivo é ainda mais fodido (2024) — ao vivo

Split 116 com Articuna (2023) — split

Desorganizado (2021) — single coletânea Alforge Records no.1

Tanto Faz (2021) — single

Fudidaísmo (2021) — single

Tudo que Ela Tenta Fazer (2021) — single
Saudade (2026) — álbum

Siga Marinas Found:

www.instagram.com/marinasfound

www.youtube.com/marinasfound

x.com/marinasfound

https://linktr.ee/marinasfound