Shows

Paul McCartney em São Paulo: Sob a chuva, um ícone do rock demonstra plena forma aos 81 Anos

Paul McCartney em São Paulo: Sob a chuva, um ícone do rock demonstra plena forma aos 81 Anos

11 de dezembro de 2023


Testemunhei o terceiro e último show de Paul McCartney no Allianz Parque em São Paulo, ocorrido no último domingo (10). A experiência foi marcada por um roteiro que, conforme amplamente divulgado nas redes sociais e pela imprensa nos dias anteriores, seguiu basicamente o mesmo padrão. McCartney, com seu jeito descontraído, intercalou frases em português, como “o pai tá on” e “boa noite, mano”, provocando risos e aproximação com o público.

O evento teve início sob uma chuva fina, enquanto o DJ Chris Holmes aquecia a plateia com músicas dos Beatles e algumas versões, incluindo uma homenagem a Rita Lee, falecida em maio deste ano. O Allianz Parque já estava repleto quando começou a ser exibido um videoclipe de 15 minutos, narrando a trajetória de McCartney com os Beatles e em carreira solo.

A chuva torrencial coincidiu com a entrada triunfal de McCartney no palco, mas isso não desanimou a multidão. Mesmo sob as condições adversas, o público permaneceu animado, cantando e pulando, talvez como uma forma de se aquecer da chuva fria. Curiosamente, a meteorologia não previa chuva para aquele horário na capital, demonstrando uma surpresa para muitos espectadores.

O show foi um verdadeiro desfile de hits da carreira solo, dos Wings e obviamente com os Beatles, com poucas alterações em relação aos setlists das noites anteriores desta turnê “Got Back”. A novidade foi a inclusão de “Drive My Car” e “Day Tripper,”, ambas dos Beatles, pela primeira vez nesta tour. No entanto, o destaque maior ficou por conta das comoventes homenagens prestadas por McCartney, alimentando especulações sobre a possibilidade de uma aposentadoria iminente das turnês globais.

A energia contagiante de McCartney ficou evidente ao longo das três horas de apresentação. O músico, aos 81 anos, realizou o terceiro show em São Paulo (sendo esta uma data extra), demonstrando uma vitalidade que deixaria pessoas com metade de sua idade com inveja. Homenagens marcaram o espetáculo, incluindo um emocionante dueto virtual com John Lennon em “I’ve Got a Feeling,” dedicatórias a George Harrison em “Something,” e a interpretação de “My Valentine” para sua esposa Nancy Shevell, presente no Brasil.

Os clássicos dos Beatles incendiaram o público, com canções como “Can’t Buy Me Love,” “Love Me Do,” “Lady Madonna,” “Let It Be,” “Hey Jude,” e a onomatopeica “Ob-La-Di, Ob-La-Da.” Privilegiados foram aqueles que puderam vivenciar algo tão próximo do legado de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, com McCartney se entregando de forma genuína ao público.

O show terminou com a incerteza sobre o futuro de McCartney, mas o músico prometeu voltar. A próxima apresentação será em Curitiba, no dia 13, e posteriormente no Rio de Janeiro, no dia 16, com o show no Maracanã transmitido ao vivo pelo aplicativo de streaming Disney+. Vale a pena conferir esse momento único e indescritível para os fãs deste ícone da música.

Galeria do show