Shows

Wacken Open Air 2022: Confira o retorno presencial do renomado festival

Wacken Open Air 2022: Confira o retorno presencial do renomado festival

10 de agosto de 2022


A cantora Tarja se apresenta no palco principal, no último dia do Wacken Open Air 2022

Jéssica Marinho/ Headbangers News

A cantora Tarja se apresenta no palco principal, no último dia do Wacken Open Air 2022

Por dois anos, o maior festival de metal do mundo deu uma pausa devido às restrições causadas pela pandemia da COVID-19, agora, 80.000 fãs de todo o mundo estavam reunidos para uma nova experiência no Wacken Open Air 2022. A vila de Wacken tem uma população de cerca de 2.000 habitantes e há 32 anos é transformada em um lugar que assume proporções urbanas, graças ao festival que leva 85.000 pessoas que lotam a vila durante a semana do festival, incluindo fãs, milhares de funcionários, representantes da mídia, músicos e suas equipes e curiosos.

O Wacken Open Air 2022 contou com quase 200 bandas distribuídas por oito palcos, headbangers de todas as partes do mundo – e claro, a comunidade brasileira marcou presença -, muito metal, cerveja e boas histórias e memórias. Desde segunda-feira, dia 1° de agosto, já era possível ver as filas de metaleiros, caravanas, barracas e a equipe do Wacken nos preparativos final, mas nós do Headbangers News só pudemos chegar no dia 04 de agosto, o primeiro dia oficial do festival.

Particularmente o Wacken foi mais acolhedor e intimista do que o Hellfest, tanto o público quanto a equipe que trabalha no festival, proporcionando uma cobertura jornalística maravilhosa. O ritual para os headbangers começa assim que entram no gramado sagrado e montam sua barraca, algo que foi tomando grandes proporções e em pouco tempo era possível se perder entre a área de camping. Para os desavisados, usem sapatos confortáveis, pois a caminhada é longa e a distância entre os palcos, camping e lojas é grande.

Além da música, o espaço contava com alguns estandes de roupas, acessórios, muita comida típica alemão, e claro, lojas de discos e CDs – o que achamos pequena e sem nenhum estande oficial de nenhuma gravadora como Nuclear Blast ou Napalm Records. O público foi acolhedor, não importando sua nacionalidade ou se você falava alemão ou inglês – ou nenhum dos dois, havia sempre um jeito de se comunicar. Definitivamente, Wacken é uma religião, onde o ritual começa na compra dos ingressos até a saída do local, e essa experiência foi maravilhosa.

Jéssica Marinho/ Headbangers News

Jéssica Marinho/ Headbangers News

O line-up foi muito eclético e agradou todo o tipo de fã, de novatos a antigos favoritos do Wacken, o festival teve a estreia do SlipKnot, ao lado dos outros headliners Powerwolf e Judas Priest. A multidão caminhava de um palco para o outro e não perdia uma apresentação. Logo no primeiro dia, a banda Amon Amarth fez um show surpresa em um palco nas alturas, que ficou entre os palcos principais, com um setlist especial e uma sessão de autógrafos para promover o novo disco ‘The Great Heathen Army’ lançado dia 05 de agosto.

A energia nos shows era fantástica, não havia críticas ou reclamações sobre uma banda ou outra, como acontece no Brasil e em Portugal. Os headbangers são divertidos e respeitam o estilo musical de cada um, celebrando e cantando junto, entrando no mosh ou no crowd surfing, não importa quem estivesse tocando. Todos festejam em frente aos palcos e nos acampamentos, transformando em uma grande festa que dura o dia e a noite. Entre tantos bons shows, conseguimos acompanhar alguns, confira as fotos abaixo.

Como de costume, no último dia do festival, que aconteceu em 06 de agosto, a organização anunciou o tema da edição de 2023, que será voltado para a temática viking, e no dia seguinte colocou os ingressos à venda. As 80.000 entradas foram vendidas em seis horas, sendo a venda mais rápida da história do festival. Para a edição de 2023 o Wacken contará com a estreia tão esperada das banda brasileira Nervosa, o headliner Iron Maiden e nomes como Megadeth, Jinjer, Ensiferum, Deicide, Pentagram e Burning Witches, e muito mais bandas serão anunciadas em breve. O Wacken 2023 vai acontecer entre 2 e 5 de agosto de 2023 e estaremos lá!

Jéssica Marinho/ Headbangers News

Wacken

Data: 04/08/22