Entrevistas

Intercontinen7al: a banda virtual que foi fundada em 2020 durante o início da pandemia, e inclui músicos de todos os 7 continentes

Intercontinen7al: a banda virtual que foi fundada em 2020 durante o início da pandemia, e inclui músicos de todos os 7 continentes

1 de outubro de 2022


A vocalista Andrasta e o fundador Matt Smith

Divulgação

A vocalista Andrasta e o fundador Matt Smith

Durante 2020, quando as pessoas em todo o mundo foram impactadas pela pandemia, 22 músicos usando o BandLab puderam colaborar virtualmente para criar 12 músicas originais para caridade e provar que a música pode prosperar na era do COVID. Desde então, adicionaram vários novos membros talentosos para gravar o ‘Volume II’, com os rendimentos indo para a IJM. O novo trabalho, ‘Volume III’ terá os lucros revertidos para as vítimas da guerra na Ucrânia.

Para contar mais sobre o projeto e como é trabalhar com pessoas dos sete continentes, os integrantes Matt Smith e Andrasta conversaram com o Headbangers News.

Olá, tudo bem? Para começar, para quem não conhece ainda a banda  Intercontinen7al, você pode contar um pouco sobre a sonoridade? O que podemos encontrar na sua música?

Matt Smith: Indo bem, Headbangers! Então nosso som foi originalmente focado em folk, rock alternativo e blues com nosso álbum de estreia, mas desde então diversificamos nossa identidade musical com músicas que vão desde influências de metal, latim, jazz, clássico, pop e até mesmo showtunes! Dito isso, eu diria que o rock n’ roll continua sendo a base principal sobre a qual empilhamos nossas ideias.

Pode falar sobre o conceito da Intercontinen7al ? Qual a dificuldade em compor e gravar uma canção com os membros sendo de lugares diferentes ?

Matt Smith: INTERCONTINEN7AL é uma banda virtual que foi fundada em 2020 durante o início da pandemia, e inclui músicos de todos os 7 continentes (incluindo a Antártica)! O principal objetivo da banda é demonstrar o poder da música e como ela pode superar nossos desafios globais. Nós nos esforçamos para arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade diferente a cada álbum que lançamos. Para o Volume 3, estaremos arrecadando dinheiro para o Comitê Internacional de Resgate e ajuda aos refugiados ucranianos. Com relação ao processo de composição e gravação de material, na verdade é bem simples quando você se familiariza com o aplicativo BandLab! Qualquer pessoa da banda pode acessar um projeto compartilhado e inserir suas próprias ideias musicais no arquivo de música. A comunicação constante com os respectivos “songmates” é fundamental, para determinar em que direção o material está indo e quais takes restantes precisam ser concluídos.

Como você conheceu e selecionou os artistas para o Intercontinen7al?

Matt Smith: Em 2020, eu morava em Maryland e tocava guitarra em uma banda local chamada Toast. Quando a pandemia chegou, e inicialmente não conseguimos nos reunir socialmente ou nos apresentar, buscamos maneiras criativas de continuar colaborando. Encontramos o aplicativo BandLab, que nos permitiu gravar e compartilhar diferentes ideias musicais (faixas de bateria, riffs de guitarra, etc) e começar a construir composições originais. Depois de um tempo, decidimos publicar algumas ideias e defini-las como “forkable” para a comunidade pública do BandLab, para permitir que outros usuários fora das restrições imediatas da banda adicionassem suas próprias ideias. Apenas testando esse processo, fizemos conexões musicais com vários futuros companheiros de banda, incluindo Hope Gray de San Francisco, Gustavo Prida da Argentina, Robert James Shoveller da Austrália e Rieneke da Holanda (para citar alguns!). Lembro-me vividamente de sair da minha casa um dia quando uma ideia me atingiu como um relâmpago – e se adotássemos o conceito Sonic Highways do Foo Fighters de gravar música com artistas de várias cidades dos Estados Unidos e aprimorá-lo para gravar globalmente com gente em todos os 7 continentes! O nome INTERCONTINEN7AL foi então forjado, com o “7” no nome inspirado na música “7empest” do Tool.

Para preencher as lacunas do resto do grupo, entrei em contato com amigos e familiares que eram músicos e aproveitei as ferramentas Explore e Creator Connect no BandLab. O componente mais difícil foi a conexão da Antártida, então, para concluir essa tarefa, pesquisei os endereços de e-mail das estações de pesquisa ativas na Antártida e entrei em contato com cada uma individualmente para ver se havia um músico no local disposto a participar. Fomos verdadeiramente abençoados por conseguir que Aymar de Lichtervelde da Bélgica, estacionado na Estação Princess Elisabeth, e Stijn Thoolen da Holanda, estacionado em Concordia, se juntassem às festividades!

Como está sendo o retorno da mídia e dos fãs desde criação do projeto? 

Matt Smith: O feedback tem sido muito favorável! Devido à natureza única do projeto, fomos abençoados o suficiente para receber uma boa cobertura da mídia entre BandLab, San Diego Union-Tribune, NewsBreak, The Tony Kornheiser Show, International Polar Foundation e Focusrite. Esperamos continuar recebendo mais “olhos” no projeto para que possamos arrecadar dinheiro para o IRC.

Intercontinen7al lançou um novo single na sexta-feira passada, ‘ War’s the Noise’. O que os ouvintes podem esperar deste novo trabalho?

Matt Smith: “War’s the Noise” tem uma história de origem muito original. Andrasta havia escrito a letra e a melodia vocal cerca de um ano antes de trazê-la para a banda. Uma vez que ela carregou sua faixa demo de acapella no BandLab, fiquei inspirado a tentar escrever uma guitarra que (espero) elevasse o material. Depois de gravar alguns backing chords simples, meus companheiros de banda Miami73, Hope Gray, Dale Pearson, Gus Prida, Rousevision e Marcin Nawrocki adicionaram seus respectivos talentos à música! É uma música de rock mid-tempo com um grand finale (nossa tentativa de convocar baladas poderosas do Guns N’ Roses como November Rain e Estranged).

Quem é o principal compositor da banda? Quais são suas inspirações na hora de compor e produzir?

Matt Smith: A composição da música está espalhada entre vários membros do grupo. É um processo muito colaborativo em relação à composição, e muitas vezes nos revezamos adicionando melodias e progressões às ideias de demos. Veja o exemplo acima de “War’s the Noise”. Para inspiração, como eu disse anteriormente, estou constantemente sendo inspirado pelos outros membros do INTERCONTINEN7AL e pelo que eles são capazes de inventar! Um grande salve para Marcin por produzir esta faixa!
Como uma banda no circuito independente, como vocês trabalham e qual o diferencial que acham importante ter para ganhar destaque?

Matt Smith: Sendo uma banda completamente virtual, obviamente não podemos fazer turnês ou apresentações em locais, então dependemos de obter exposição através de blogueiros e veículos como Headbangers News (a propósito, obrigado pela oportunidade!). Para chamar a atenção em uma indústria muito concorrida, é importante continuar se conectando e nunca deixar de lado seu sonho de levar sua música para o mundo!

Quais são as pessoas que te inspiram e qual a ideia que você quer passar a seu público?

Andrasta: Prince definitivamente foi o que mais me influenciou como artista. Mas as pessoas em geral são inspiradoras, todos nós temos nossas próprias histórias e acho as pessoas infinitamente interessantes. Eu quero transmitir uma sensação de compreensão com a música com a qual estou envolvido.

Qual é a sua maior ambição na música?

Andrasta: Para ganhar a vida como performer até me tornar uma velhinha enrugada ainda chutando no palco com minha meia arrastão e jaqueta de couro. Quero lotar arenas e estádios, quero fazer videoclipes e filmes épicos. O objetivo final é ser introduzido no Rock and Roll Hall of Fame.

O quão longe o poder da música pode chegar na hora de debater e lutar por um mundo melhor?

Andrasta: O poder por trás da música é que ela é uma linguagem universal. Pode não ter o poder de aprovar uma legislação, mas pode fazer muito em termos de unir as pessoas por uma causa. Basta olhar para Live Aid ou One Love Manchester.

Quais os planos futuros da banda? 

Matt Smith: Nosso colega de banda Marcin Nawrocki usa muitos chapéus, e também é nosso produtor e engenheiro idealizador. Ele está finalizando a mixagem e masterização do Volume 3, que pretendemos lançar em dezembro de 2022. Assim que o álbum for lançado, então será para o Volume 4 em 2023!

Pode deixar uma mensagem para nossos leitores e os fãs brasileiros da banda?

Andrasta: Seu amor e apoio à nossa música é incrível, e é incrível pensar que alguém ouvindo nossas músicas no Brasil está ajudando um refugiado ucraniano em algum lugar fazendo isso. Você é demais! Obrigado por tudo <3