hbNews

A Voz da Mulher: workshop e masterclass voltados às mulheres acontecem em março

A Voz da Mulher: workshop e masterclass voltados às mulheres acontecem em março

5 de fevereiro de 2021


As cantoras Tati Klingel (foto) e Ana Carla de Carli realizarão uma série de workshops voltados ao ensino da técnica vocal às mulheres, durante o mês de março, o mês da mulher. As artistas também ministrarão uma masterclass, que atende tanto iniciantes quanto quem já tem alguma experiência com o canto.

Os três workshops acontecem nos dias 05, 19 e 26 de março, às sextas. Entre os temas abordados estão: a versatilidade da voz, o estilo crossover, semelhanças e diferenças na técnica de voz clean e guturais/drives (distorção de voz), a saúde da mulher nas diversas idades, como o ciclo menstrual pode afetar a voz, o apoio de voz e a musculatura pélvica, consequências da gravidez na voz, os efeitos dos hormônios na voz. Estas atividades serão gratuitas, sempre às 20 horas, no canal www. youtube.com/LVNAartfest.

A série de masterclass também conta com três aulas, nos dias 07, 21 e 28 de março, aos domingos. Serão abordados temas com demonstração e aplicação de exercícios para respiração, registros vocais, ressonância da voz, voz clean e distorções, identidade vocal. Cada aula dura 4 horas, e acontecem das 14h às 18h. O investimento é de R$ 120.

A inscrição para as atividades pode ser feita em https://qrco.de/bbvdnz ou QR Code.

Para maiores informações, contate: workshopavozdamulher@gmail.com

Programação

Confira a programação dos workshops – às sextas, 20 horas:

  • 05/03 – O que é preciso para ser Crossover? (crossover é quando a cantora necessita transitar entre estilos de músicas diferentes e conseguir executar as diversas técnicas).
  • 19/03 – Vocais Clean x Vocais Extremos (Semelhanças técnicas).
  • 26/03 – O canto e a saúde da mulher (Por que a voz fica estranha no período pré menstrual e qual a influência dos hormônios na voz? A mudança da voz da adolescência à idade adulta e os efeitos da menopausa na voz. A gravidez e a musculatura pélvica e como o canto pode ajudar na recuperação).

As instrutoras
A carreira de Tati Klingel como vocalista de metal extremo começou há cerca de 15 anos, quando integrou o Diagora, grupo de tributo ao Arch Enemy. Posteriormente, a cantora, que cursa música na UFPR, teve marcante presença na lenda do thrash metal Mercy Killing, com a qual gravou o álbum Euthanasia, de 2015.

Atualmente integra a Hokmoth, que lançou em 2019 o EP Neophytvs. Outra banda que Tati faz parte é a Divine Pain, de Danilo Coimbra (Malefactor), com quem gravou o single – e compôs a letra – “Scarlet”.

Tati dá aulas de vocal há oito anos, com o projeto A Arte de Berrar, se tornando uma referência nacional sobre as técnicas de canto agressivo. Além do acompanhamento dos aprendizes na parte musical, Tati presta assessoria para o crescimento dos alunos como artistas em cima do palco.

Vocalista da banda de metal Dark Valley, Ana Carla de Carli é cantora crossover, compositora e produtora fonográfica independente. Cursou Canto Erudito na UFRGS, e desenvolveu sua experiência com licenciatura ainda na universidade. Lançou versões piano & voz de grandes clássicos da música com novos arranjos vocais (ABBA, Elton John), disponíveis em todas as plataformas digitais.

Na linha acadêmica erudita, Ana Carla desenvolve estudos e apresentações sobre o repertório de mulheres compositoras, do período barroco até às óperas atuais. Ela idealizou e apresentou o sarau “Die Blumen, Die Lieder”, cantando obras do romantismo alemão acompanhadas de reflexões filosóficas do período.

Conheça as instrutoras
www.anacarladecarli.com.br
www.tatiklingel.com