hbNews

Andy Rourke, o baixista dos Smiths, morre aos 59 anos

19 de maio de 2023


Aos 59 anos, Andy Rourke, renomado baixista da lendária banda britânica de rock The Smiths, faleceu após uma corajosa batalha contra o câncer de pâncreas. Foi Johnny Marr, seu antigo companheiro de banda, quem compartilhou a triste notícia nas redes sociais.
Segundo Marr: “É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas. Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheciam e como um músico supremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste.”


Formada em Manchester em 1982, The Smiths contava com o vocalista Morrissey, Marr, Rourke e o baterista Mike Joyce. Morrissey e Marr assumiam o papel de compositores na banda. Em 1983, assinaram contrato com a Rough Trade Records, e em 1984 lançaram seu primeiro álbum, intitulado “The Smiths”. Entre os álbuns de destaque estão “Meat Is Murder” (1985), “The Queen Is Dead” (1986) e “Strangeways, Here We Come” (1987).
A separação da banda ocorreu em 1987.
O trabalho de Rourke pode ser ouvido em várias músicas de sucesso dos Smiths, como “This Charming Man” e “There Is a Light That Never Goes Out”. Após a separação, Rourke colaborou em faixas solo de Morrissey, incluindo “Piccadilly Palare”, “Interesting Drug”, “November Spawned a Monster”, “The Last of the Famous International Playboys” e no álbum “Bona Drag” (1990).
Mais tarde em sua carreira, Rourke se juntou a projetos como o FreeBass, D.A.R.K., Sinéad O’Connor, The Pretenders, Ian Brown e Badly Drawn Boy.
Joyce twittou: “Não apenas o baixista mais talentoso com quem tive o privilégio de tocar, mas o rapaz mais doce e engraçado que já conheci. Andy deixou o prédio, mas seu legado musical é perpétuo. Já sinto sua falta. Para sempre no meu coração, companheiro.”


Stephen Street, produtor dos Smiths, também expressou profunda tristeza, comentando: “Fico extremamente entristecido ao receber essa notícia! Andy era um músico excepcional e uma pessoa adorável.”