hbNews

Before the Dawn revela single e videoclipe “The Dark”

28 de junho de 2023


A banda finlandesa de Death Metal melódico, que conquistou as paradas musicais, Before the Dawn, revela o terceiro single “The Dark”, juntamente com um videoclipe oficial. O altamente aguardado álbum de retorno da banda, intitulado Stormbringers, será lançado nesta sexta-feira, 30 de junho de 2023, pela gravadora Napalm Records.

“The Dark” cativa instantaneamente com uma introdução intensa e – assim como todo o álbum – uma viagem intensa entre partes mais calmas, guturais intensos e passagens indomáveis ​​de death metal. Após um hiato de 10 anos, Before the Dawn está de volta mais forte do que nunca, pronto para apresentar sua nova formação em seu novo álbum Stormbringers, bem como nos palcos dos festivais deste verão! No outono, os fãs terão a chance de ver a banda em sua turnê europeia com Wolfheart e Hinayana.

Before the Dawn sobre “The Dark”:
“‘The Dark’ é o terceiro single do novo álbum e se mantém firme em relação ao título, sendo a música mais melancólica e melódica de todo o álbum. Além de transmitir uma profunda ‘atmosfera outonal’, ela também apresenta todas as principais características de uma música clássica do BTD. Guitarras pesadas, melodias de guitarra que perfuram o coração, tambores de bateria estrondosos e vocais que atingem como uma tempestade. As imagens do vídeo foram retiradas do show de retorno em Lahti, Finlândia, em 19 de maio de 2023. Como certamente terá um lugar muito especial em nossos corações, queríamos capturar um pouco desse sentimento e atmosfera em forma de vídeo.”

Before the Dawn retorna com seu primeiro álbum completo de estúdio desde seu hiato – e mais forte do que nunca! A banda começou como um projeto solo do vencedor do Finnish Metal Award, Tuomas Saukkonen (Wolfheart), mas ao longo dos anos houve várias mudanças na formação. Com a nova formação empolgante, a banda apresenta suas maiores mudanças até agora. O ex-guitarrista e vocalista Saukkonen passou para a bateria, e o talentoso finalista do Voice Of Finland 2022, Paavo Laapotti, assumiu todos os deveres vocais, enquanto Juho Räihä, do Swallow The Sun – que está com o Before the Dawn desde 2006 – assume as responsabilidades de guitarra solo. Agora, os finlandeses se transformaram completamente em sua nova força e estão prontos para reconquistar a cena!

Before the Dawn sobre Stormbringers:
“Stormbringers quebra um silêncio que durou mais de 10 anos e traz o Before the Dawn de volta mais forte do que nunca. Uma década reunindo forças, aumentando a fome e construindo determinação, e agora é hora de nosso oitavo álbum ver a luz do dia e colocar a banda de volta na estrada.”

Stormbringers começa imediatamente com o primeiro single “Destroyer”. Com facilidade, o álbum equilibra facetas agressivas e cruas do death metal com uma melancolia assombradora, transmitida pelos vocais de Paavo Laapotti e por melodias intensas. A faixa de abertura, “Chains”, atrai o ouvinte com tambores marcantes, riffs pesados e vocais limpos que alternam entre guturais profundos. Com facilidade, o álbum equilibra facetas agressivas e cruas do death metal com uma melancolia assombradora, transmitida pelos vocais de Paavo Laapotti e por melodias intensas. Isso pode ser testemunhado em “Downhearted” – uma faixa de andamento médio em constante movimento, temperada com guturais viscerais que ilustram as profundezas da escuridão. Da mesma forma, “Reveries” é um hino poderoso com melodias incríveis e excelentes linhas de guitarra, enquanto “Divided” encanta com uma introdução delicada misturando guitarra acústica e notas de piano que culminam em um paredão melódico de som brutal. “Chaos Star” imediatamente envolve o ouvinte em uma paisagem sonora intensa, onde partes intensas de death metal se entrelaçam com uma melodia melancólica e visceral, e um refrão apaixonado que mostra as habilidades vocais de Paavo Laapotti. Com Stormbringers, Before the Dawn prova que, mesmo após 10 anos de ausência, eles não perderam um vislumbre de seu poder e desencadeiam uma tempestade – pavimentando seu caminho para reconquistar a cena!

Tracklist:

The Dawn
Destroyer
Reveries
Downhearted
Chains
Divided
The Dark
Chaos Star
The Weight

Stormbringers estará disponível nos seguintes formatos:
Vinil colorido de 1 LP
Digisleeve de 6 páginas
CD + Pacote com camiseta
Álbum digital

Crédito: Teppo Ristola

Formação:
Vocal – Paavo Laapotti
Guitarra – Juho Räihä
Baixo – Pyry Hanski
Bateria – Tuomas Saukkonen

BEFORE THE DAWN online:

https://web.facebook.com/beforethedawn/

https://www.instagram.com/beforethedawnofficial/