hbNews

Com solos de guitarra e muita energia, Filippe Dias lança a promissora ‘Till I Get Her Back Again’

Com solos de guitarra e muita energia, Filippe Dias lança a promissora ‘Till I Get Her Back Again’

14 de março de 2022


Existe algo de muito peculiar no blues rock. Seja por conta das letras, da energia de suas melodias ou da presença intimidadora e inquieta da guitarra, essa vertente musical se mostra atemporal para os ouvidos de qualquer geração. É essa a sensação que “Till I Get Her Back Again”, novo single do premiado guitarrista e compositor Filippe Dias, passa.

Antecipando a pegada das músicas de seu álbum de estreia, a canção se mostra um promissor “hino de festival”, dada a sua construção e todos os elementos que a cercam. O novo single tem um ritmo contagiante na bateria, frases fortes, vocalizações de fácil memorização e mais características que o tornam um som completo e muito especial.

A novidade foi composta inteiramente por Dias e traz influências de nomes que ajudam a manter a cultura do blues viva nos dias de hoje, como The Black Keys e Gary Clark Jr, ao mesmo tempo em que respeita clássicos como Howlin’ Wolf e Muddy Waters. Acompanhando o lançamento, também foi divulgado um vídeo em que, em estúdio, o guitarrista toca a música acompanhado de João Lopes (bateria) e Enielse (contrabaixo), os outros integrantes de sua banda Filippe Dias Trio, com a qual Dias já se apresentou nos principais festivais de blues e jazz do Brasil.

Vale também dizer que a identidade blues da música não está presente apenas em seu instrumental. Temos a questão melancólica da letra, que narra a história de uma pessoa que acabou de ser deixada por alguém, com base em uma história particularmente viva por Dias. “O personagem não está entendendo o que está acontecendo. Está mal, mas de alguma forma está tranquilo porque sabe que vai ter a pessoa de volta em algum momento”, comenta o compositor.

NOVO DISCO A CAMINHO

A canção dá um gostinho do tipo de som que poderemos conferir em DIAS, primeiro disco do artista e primeiro lançamento desde o EP Borderliner (2016) e o single “Dias Depois” (2020). No entanto, “Till I Get Her Back Again” não estará persente dentro da tracklist do álbum, aparecendo apenas como faixa bônus da versão do lançamento em CD. Ela dá a dica de uma sonoridade com forte presença do blues, mas não restrito a este gênero.

O projeto tem sido construído aos poucos desde 2017. Ao longo desses últimos cinco anos, a vida de Filippe mudou bastante, incluindo a pandemia do coronavírus e algumas reviravoltas pessoais. Não à toa, o título DIAS junta dois significados: o seu sobrenome e a ideia da palavra “dia” enquanto período de tempo, simbolizando a sua passagem e amadurecimento.

Além de estar enraizado no blues rock, o álbum também contará com elementos de soul music, folk, R&B e da música brasileira, tornando o som ainda mais abrangente e rico. As 11 faixas do disco englobam letras em inglês e em português, além de uma faixa totalmente instrumental. Todos esses elementos dialogam com uma narrativa permeada pelo conceito da impermanência no tempo. Para o músico, DIAS aborda uma narrativa de reflexão, transição e transformação, e isso vale tanto para o seu som quanto para sua vida no geral. De acordo com ele, esse disco tratará de “vivenciar a incerteza de maneira mais forte”.

Colocando seus ricos conhecimentos teóricos em prática, ele também conseguiu criar relações entre as novas faixas, através da repetição de temas melódicos que vão remeter os ouvintes atentos a outros momentos dentro da tracklist.

Filipe Nevares/Divulgação

SOBRE FILIPPE DIAS

Aos 33 anos, Filippe Dias é um dos mais renomados guitarristas brasileiros da atualidade, com seu trabalho dentro do blues sendo amplamente reconhecido em nível nacional. Já viajou todo o país com a banda de rock Rotação Inversa e, nesse tempo, abriu shows para nomes como Titãs, Paralamas do Sucesso, Nando Reis e Frejat. Foi finalista em três edições consecutivas do Prêmio Profissionais da Música, concorrendo a diferentes categorias e vencendo em 2019 como “Artista de Blues”. Também já compôs trilhas e vinhetas para o comediante Patrick Maia e acompanhou a cantora Dani Vellocet em seu disco Amores (2018), colaborando com Adriano Cintra (Ex-CSS) e Rogério Flausino (Jota Quest). Com Dani, também participou do line-up do Palco Supernova no Rock In Rio 2019.

Com o Filippe Dias Trio, gravou, produziu e mixou o disco Live Sessions, além de ter integrado o line-up de importantes festivais de blues e jazz, como o Festival Internacional Ilha Blues e o Tales From The Blues. Agora, com foco em sua carreira solo, Dias lançará seu novo disco, abordando outras facetas musicais além do blues e do jazz. É o seu primeiro lançamento desde o EP Borderliner, de 2016.

 

FICHA TÉCNICA – “TILL I GET HER BACK AGAIN”

Guitarra, vocais, arranjo, composição: Filippe Dias

Contrabaixo: Enielse

Bateria: João Lopes

Imagens: Maurício Barone e Felipe Mafra

Gravado ao vivo por Felipe Mafra no Estúdio Oldbox

Mixado e masterizado por Amleto Barboni

 

 

LETRA – “TILL I GET HER BACK AGAIN”

Feeling so lonesome

I feel so blue

My baby left me I don’t

know what to do

 

I feel like crying

crying the whole night long.

 

But I know that it won’t be long

Till I get her back again

 

She’s not the woman

that I once knew

Last night she loved me

Tonight she said adieu

 

I keep on trying

to see what I did wrong

 

Well, I Don’t know what I’ve done, but I’ll play along

Till I get her back again