hbNews

“Como as mulheres estão conquistando o metal”: documentário desvenda cena do metal feminino

27 de dezembro de 2023


A Deutsche Welle (DW), emissora estatal alemã, lança um olhar profundo na história das mulheres no Metal em seu mais recente documentário, “How Women Are Conquering Metal” (Como as mulheres estão conquistando o metal), agora disponível no YouTube. O documentário, que tem duração de 26 minutos, concentra-se em desafiar o clichê de que bandas de metal são predominantemente masculinas, apresentando uma narrativa envolvente sobre a história das mulheres na cena do metal. A DW destaca bandas e cantoras notáveis, incluindo a icônica Doro Pesch, Burning Witches, Slave to Sirens, e Nervosa.

Ao abordar questões fundamentais, o documentário busca responder às perguntas cruciais sobre as primeiras bandas femininas de metal, os preconceitos enfrentados por essas bandas e se o cenário do metal é verdadeiramente um espaço seguro para as mulheres. A DW promete uma exploração profunda, convidando os espectadores a “recostar-se, afinar suas cordas e descobrir como as mulheres estão conquistando o metal.”

Doro Pesch, aclamada como a Rainha do Metal, destaca-se como uma das figuras centrais, compartilhando sua experiência profissional de quase 40 anos. Em entrevistas passadas, Doro expressou gratidão por inspirar outras mulheres no cenário do metal, promovendo o respeito e apoio mútuo entre músicos.

O documentário, além de apresentar figuras renomadas como Doro Pesch, também destaca outras bandas influentes, incluindo Girlschool, Burning Witches, Jinjer e as já mencionadas. Essa abordagem diversificada oferece uma visão abrangente das contribuições das mulheres no metal, destacando a evolução do gênero ao longo do tempo.

 

Num panorama musical onde a presença feminina historicamente enfrentou desafios, a ascensão das mulheres na cena do Metal destaca-se como um marco poderoso de conquistas. Através de documentários como “How Women Are Conquering Metal” da Deutsche Welle, testemunhamos não apenas a evolução musical, mas também uma transformação cultural. Mulheres como Doro Pesch, Girlschool, Burning Witches, Slave to Sirens, Jinjer e Nervosa não apenas desafiam estereótipos, mas inspiram uma geração a redefinir fronteiras e abraçar a diversidade no mundo do Metal. A música pesada, há muito considerada um reduto masculino, agora floresce com a paixão e habilidade das mulheres, provando que a verdadeira força do Metal está na diversidade de vozes que o moldam. Este fenômeno não apenas enriquece o gênero, mas também ressoa como um testemunho da resiliência e inegável contribuição das mulheres para o universo metálico.