hbNews

“Drama”, novo álbum do ícone da guitarra Marty Friedman, será lançado no Brasil

“Drama”, novo álbum do ícone da guitarra Marty Friedman, será lançado no Brasil

23 de março de 2024


A presença de Marty Friedman no mundo da música, no mundo da guitarra e na cultura pop japonesa é misteriosa, bizarra e nada menos que inspiradora.

Desde seu inovador início com a banda Cacophony, ao lado do lendário Jason Becker, até seu papel fundamental em impulsionar o Megadeth ao auge da popularidade com seu alcance de tirar o fôlego e seu senso melódico pouco ortodoxo, Marty solidificou seu status como um ícone único da guitarra.

Recentemente, Marty anunciou o seu novo álbum solo, intitulado “Drama”, no qual ele revisita apenas ligeiramente os elementos atmosféricos de seu aclamado lançamento de 1992, “Scenes”, elevando-os a uma coleção moderna e exótica de minissinfonias épicas, extravagantes e assumidamente emocionais.

Faixas como ‘Illumination’ e ‘Mirage’ transportam os ouvintes para reinos cativantes, provocando lágrimas e arrepios repentinos. O álbum inteiro destaca as melodias hipnotizantes, os arranjos revolucionários e as emotivas ideais centrais de Marty, ainda mais do que em qualquer outro trabalho anterior.

Gravado na Itália, onde Marty teve acesso a um tesouro de guitarras vintage, além de seus modernos modelos exclusivos, “Drama” é um puro deleite para todos aqueles que apreciam um estilo de música que desperta emoções.

Confira o Visualizer do primeiro single ‘Illumination’ aqui:

Desde que se mudou para o Japão em 2003, Marty Friedman tornou-se um nome familiar mesmo fora do mundo da música. Fluente em japonês, ele apareceu em mais de 900 programas de TV japoneses de todos os tipos, bem como em filmes e comerciais, incluindo uma campanha publicitária da Coca-Cola/FANTA que durou mais de dois anos. Ele foi recentemente nomeado Embaixador do Patrimônio do Japão pelo governo japonês, que também o contratou para compor a “Canção Temática do Patrimônio do Japão”, gravada por Marty e a Orquestra Filarmônica de Tóquio e tocada em eventos oficiais relacionados ao governo. Ele disputou a Cerimônia de Abertura da Maratona de Tóquio 5 vezes, mais recentemente em março de 2024. Três livros sobre a vida de MARTY foram lançados no Japão e uma nova autobiografia completa será lançada mundialmente ainda este ano.

Além de seu trabalho lendário com o Cacophony e o Megadeth, Marty  lançou quinze álbuns solo, começando em 1988 com “Dragon’s Kiss”, e recebeu Discos Multiplatina, Platina e de Ouro em vinte e sete países e foi indicado para o Grammy sete vezes até o momento. Nos últimos anos, Friedman lançou a distinta e contínua linha “Tokyo Jukebox”, que, como o título sugere, é uma série de álbuns com covers de músicas japonesas. Essa série (“Tokyo Jukebox” em 2009, “Tokyo Jukebox 2” em 2011 e, mais recentemente, “Tokyo Jukebox 3” em 2020) se tornou um conjunto de referência para pessoas de todo o mundo que estão rapidamente ficando fascinadas com o Japão e sua música.

Marty já tocou várias vezes no Tokyo Dome, no Budokan, e em todas as principais casas de shows japonesas. Ele fez inúmeras turnês pelo Japão com sua música solo e ao lado de muitas lendárias estrelas japonesas. Desde o lançamento de “Tokyo Jukebox 3”, em 2020, MARTY fez duas turnês pelo Japão, apresentou-se como solista com três grandes orquestras sinfônicas e fez várias aparições na TV, mais recentemente se apresentando com Yoshiki do X Japan.

O lançamento de “Drama” está previsto para o dia 17 de maio através da Frontiers Music. No Brasil, estará disponível pela parceria entre a Shinigami Records e o selo italiano.