hbNews

Enslaved divulga nova faixa ‘Forest Dweller’

Enslaved divulga nova faixa ‘Forest Dweller’

26 de janeiro de 2023


Enslaved lança hoje uma nova faixa e videoclipe retirada do 16º álbum de estúdio “Heimdal”, que possui previsão de lançamento para o dia 3 de março de 2023. A nova faixa intitulada ‘Forest Dweller’ é lançada com esplendor progressivo, guiando o ouvinte para uma jornada psicodélica influenciada pelo folclore nórdico antigo. Alguém pode perguntar aos nossos ancestrais celestiais que lições pudemos aprender com eles? Podemos talvez nunca entender suas verdadeiras intenções, mas suas lições virão a partir de um eco e viverão independentemente da resposta.

Grutle Kjellson do Enslaved comentou:

“Para mim, ‘Forest Dweller’ foi a música mais imediata do álbum, pelo menos em sua forma inicial como uma demo instrumental. Eu gastei algum tempo para entrar em algumas das outras músicas do álbum, mas esta parecia de alguma forma lógica, bem lógica para os padrões do Enslaved. Eu tive uma ideia para uma letra, e os riffs incríveis e diversificados de Ivar nessa música facilitaram a elaboração da composição. Fiz um plano aproximado sobre o que cantar e acabamos usando algumas partes dessas gravações no álbum!

A música mostra nossas grandes inspirações musicais: Led Zep, Genesis, Destruction, Iron Maiden e David Bowie, apenas mencionando uma parte desta tapeçaria esquizofrênica de influências. Isso também se reflete nas letras, que tratam tanto da escuridão quanto da luz em conexão com a natureza de Heimdal.”
Ouça a faixa ‘Forest Dweller’ aqui:
https://enslaved.bfan.link/forest-dweller.ema

Heimdal, é tanto um ponto de partida quanto uma comunhão com raízes forjadas há mais de três décadas nos turbulentos espasmos do nascimento da cena black metal da Noruega. O registro tem o nome de Heimdal, indiscutivelmente a entidade mais misteriosa da mitologia nórdica.

O álbum apresenta a faixa psicodélica ‘Caravans To The Outer Worlds’ do EP que leva o mesmo nome lançado no ano passado. As versões bônus do álbum contêm uma faixa extra, ‘Gangandi’, ao lado de uma cópia em Blu-Ray do impressionante evento de streaming Otherworldly Big Band Experience de 2021 – o projeto mais ousado da banda até hoje, apresentando a banda progressiva norueguesa Shaman Elephant. O show, que inclui um palco com luzes quase caleidoscópicas, apresenta um setlist estelar cobrindo a carreira do Enslaved, tanto com músicas do passado quanto do presente.

Tracklist “Heimdal”:
01. Behind The Mirror
02. Congelia
03. Forest Dweller
04. Kingdom
05. The Eternal Sea
06. Caravans To The Outer Worlds
07. Gangandi (Bonus Track)*
08. Heimdal

Heimdal foi produzido pelos próprios Ivar Bjørnson, Iver Sandøy e Grutle Kjellson do Enslaved. A mixagem foi feita por Jens Bogren no Fascination Street Studios, e o tratamento final foi a masterização feita por Tony Lindgren. O conceito e a letra de Heimdal foram, como sempre, desenvolvidos por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson em conjunto.

O álbum foi gravado principalmente no Solslottet Studios em Bergen, propriedade de Iver Sandøy. Solslottet é um anexo do conhecido Duper Studios, onde a bateria foi gravada e projetada pelo próprio Iver, com a ajuda de Vegard Lemme. As guitarras principais, baixo, pianos, órgãos e vocais também foram gravados no Solslottet. Arve ‘Ice Dale’ Isdal gravou seus solos de guitarra em seu próprio estúdio chamado Earshot & Conclave Studios. Os toques finais e algumas ideias experimentais foram adicionadas no Overlook Hotel usando o equipamento de estúdio móvel da Solslottet. Todas as músicas do álbum Heimdal foram escritas e gravadas no próprio estúdio Crow’s Nest de Ivar Bjørnson.

Roy Bjørge/Divulgação

SOBRE ENSLAVED:
A icônica banda norueguesa Enslaved continua sendo um dos componentes mais originais e inseparáveis daquilo que se chama coluna vertebral indestrutível de nossa cena. Com uma reputação de serem uma das bandas mais incríveis ao vivo, a banda nunca deixa de oferecer o máximo de seu talento de alto calibre, sempre entregando aquilo que eles propõe com a sua música e agora assinatura: o som do progressivo/obscuro. Enslaved foi formado em 1991 por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson quando lançaram a primeira demo Yggdrasill num verão de 1992 e consequentemente o mni álbum Hordanes Land em 1993 e o primeiro álbum Vikingligr Veldi que chegou ao mercado na primavera de 1994.

Enslaved 2022 é uma banda em sua forma estelar – uma banda existencialista com consciência própria, orgulhosa das tradições de Bergen e que empunham a tocha da grande história musical que a cidade oferece. Seu material mais recente mostra o Enslaved em sua forma mais livre e pensada – uma combinação letal revelando um potencial que está facilmente reacendendo o furor de seus primeiros trabalhos enquanto dança graciosamente através de suas melodias mais ambiciosas, assombrosas e musicais até agora. Uma contradição? A própria vida é uma contradição. E, no entanto, todos nós vivemos para provar que estamos errados.

Formação: 
Ivar Bjørnson | guitarras
Grutle Kjellson | vocais
Arve ‘Ice Dale’ Isdal | guitarras
Håkon Vinje | teclados, vocais limpos
Iver Sandøy | bateria

Mais informações:
https://www.facebook.com/enslaved
https://www.instagram.com/enslavedofficial/
http://enslaved.no/
https://twitter.com/EnslavedBand