hbNews

Finally Home: Após 15 anos, Bianchi, Quesada, Mancini e Di Sarno se reúnem para relembrar músicas de “Immortal” e “Origins” do Shaman em lançamento acústico

19 de agosto de 2023


Depois de 15 anos do lançamento do álbum “Immortal, de uma das maiores bandas de rock e heavy metal no Brasil, o Shaman reúne ex-integrantes e equipe de produção para relembrar e celebrar essa época com lançamento acústico que promete trazer muita emoção para o público da banda, que pediu muito a volta nas redes sociais. Serão oito músicas lançadas em áudio e vídeo, selecionadas dos álbuns “Immortal” e “Origins” da banda Shaman e alguns episódios de Making Of trazendo histórias e muita nostalgia. O nome do projeto se chama Finally Home, e remete a uma das músicas da formação da banda na época, trazendo esse conceito de todos de volta para casa depois de mais de uma década. O lançamento será feito pela ONErpm mundialmente.

Ouça “In The Dark”https://onerpm.link/inthedark_
Assista videoclipehttps://youtu.be/dJ02xPkI4-U

Os músicos Thiago Bianchi (vocal), Fernando Quesada (violão), Leo Mancini (guitarra e violão) e Fabrizio di Sarno (teclados) se juntaram com o produtor executivo Arthur Fitzgibbon, sócio da ONErpm e um dos principais players da música no mundo, para produzir material que promete ficar na história, e com o produtor audiovisual Alex Batista, premiado e conhecido por dirigir clipes e dvds de grandes artistas do sertanejo ao rock. “Será um material que une arranjo de violões de 6 e 12 cordas, piano, vozes e outros elementos, buscando trazer a essência da música pesada para roupagem de harmonia e melodia para todos os ouvidos”, diz Fernando Quesada, baixista na época do Shaman e sócio diretor da maior rede de escolas de música do mundo, a School of Rock.

Além desse time, os músicos também buscaram o assessor de imprensa Thiago Rahal Mauro, que trabalhou com a banda na época dos álbuns “Immortal” e “Origins” e também trouxe para o time a agência Music Live, responsável pela divulgação de grandes festivais, escolas e artistas com o publicitário Gabriel Gonçalves. “Trazer pessoas que já trabalharam com a gente é muito legal para poder relembrar bons momentos e trazer o melhor da nossa verdade nessas músicas. Foram muitas emoções juntos, desde tours no Brasil e Europa, Dvd com Orquestra no Masters of Rock, Rock In Rio e muito mais”, diz Thiago Bianchi, vocalista e hoje proprietário e produtor do Fusão Estúdios.

O material acústico será lançado a partir do dia 18 de Agosto de 2023, iniciando pelo single de uma das músicas mais conhecidas dessa formação da banda, a faixa “In The Dark”, lançada originalmente em 2008, e terá continuação nos meses de Setembro e Outubro, até a festa de lançamento e show único que será realizado no Blue Note, casa de shows parceira da banda em São Paulo, no dia 31/10, na terça-feira de Halloween.

“O acústico será diferente, contando com linhas de violões que simulam as guitarras e baixo das músicas, com complexidade e fidelidade aos arranjos originais, além de vocais com as linhas originais e backing vocals que harmonizam como cordas de uma orquestra”, diz Leo Mancini, guitarrista e hoje músico com diversos lançamentos de sucesso em seu projeto Acoustic Hits. Fabrizio di Sarno, tecladista, e hoje professor universitário e produtor de trilhas sonoras, também destaca: “São músicas com muitas partes diferentes, e trazer isso no acústico com poucos instrumentos, deixa tudo ainda mais especial”.

Resumindo, um material de grandes músicos do Brasil, com trajetória de centenas de shows pelo mundo com milhares de ouvintes, para todo bom headbanger poder curtir com suas famílias, filhos e amigos, e relembrar bons momentos dessa época.

HISTÓRIA SHAMAN IMMORTAL E ORIGINS

Após a separação do Shaman com a formação clássica, em 2006, o baterista Ricardo Confessori recrutou músicos, na época, revelações do metal brasileiro para integrar a banda. Eis que Thiago Bianchi (vocal), Leo Mancini (guitarra),Fernando Quesada (baixo) e Fabrizio di Sarno (teclados), são apresentados ao mundo como músicos exímios e talentosos. Com o time formado, o primeiro lançamento foi Immortal, de 2008, álbum que teve muito sucesso na crítica especializada e rendeu ótimas turnês.

A escolha do nome para o álbum que marcaria o retorno do Shaman foi Immortal, que representava bem o momento em que a banda estava vivenciando. Com elementos atmosféricos e étnicos que nos remete ao primeiro álbum do Shaman, o Ritual (2002), o álbum permaneceu durante alguns meses entre os discos mais vendidos do mercado japonês na categoria Rock, posto antes nunca atingido pelo grupo.

O primeiro single do foi “In the Dark”, uma canção que também ganharia registro em vídeo, dirigido por “Marcel Marluco”. A “balada” teve sua estreia em canais de música como MTV e VH1. A turnê “Immortour”, contou com datas marcadas por América Latina e Europa. Destaque para o show de abertura para o Deep Purple em fevereiro de 2008 e também para o show no Festival Roça n’ Roll, realizado em Varginha, em junho de 2008.

Após o lançamento de “Immortal”, a banda grava em agosto de 2008, no Anime Friends, um famoso evento de anime na cidade de São Paulo, o seu segundo DVD (o primeiro com a nova formação), Anime Alive 2008. O show contou com um público de aproximadamente 20 mil pessoas. O DVD mostra passagens de som, clipes e informações sobre o grupo, contando ainda com cenas inesperadas que revelam até outras facetas dos músicos.

Em Setembro de 2010 é lançado o álbum Origins. Um álbum conceitual que traz a história de Amagat, um guerreiro nascido em uma tribo na longínqua Sibéria, lar dos primeiros Xamãs. O CD foi masterizado em New York, no Universal Mastering Studios, por Mark Santangelo. Juntamente com o CD foi incluído o DVD “Shaman & Orchestra Live At Masters Of Rock Of Prague”, no qual, acompanhados pela “Bouslav Prague Orchestra” e conduzidos pelo maestro turco “Musa Goçman”, a banda apresenta um concerto realizado na República Tcheca em 2009 durante o Festival Masters of Rock.

Saiba mais sobre a ‘Finally Home’ nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/finallyhome_unplugged/
Facebook: https://www.facebook.com/finallyhome.unplugged
TikTok: https://www.tiktok.com/@finallyhome_unplugged