hbNews

Manny Charlton, guitarrista do Nazareth e produtor do Guns N’ Roses, morre aos 80 anos

Manny Charlton, guitarrista do Nazareth e produtor do Guns N’ Roses, morre aos 80 anos

7 de julho de 2022


Morreu ao 80 anos de idade Manny Charlton, um dos membros fundadores do Nazareth, banda escocesa de hard rock responsável por vários sucessos, entre eles a composição de Felice Bryant e Boudleaux Bryant, “Love Hurts”, nos anos 1970. A causa da morte ainda não foi informada.

O falecimento ocorreu no estado do Texas (EUA) na terça-feira (05), mas foi somente divulgado na noite de ontem (06) pela banda e pelo seu neto Jamie Charlton no Facebook. “Descanse em paz, avô”.

Charlton nasceu em 25 de julho de 1941 na Andaluzia, no sul da Espanha e se mudou para a Escócia quando tinha 2 anos. O músico esteve em bandas como Mark 5, The Redhawks, depois The Shadettes, que mais tarde mudou seu nome para Nazareth.

O grupo ganhou força em 1971 em uma turnê de abertura para o Deep Purple, cujo baixista, Roger Glover, produziria vários primeiros álbuns do Nazareth. Mas Charlton assumiu o papel de produtor em “Hair of the Dog” e permaneceu neste posto até 1983. O Nazareth excursionou e gravou fortemente ao longo dos anos 70 e 80, lançando cerca de 17 álbuns de estúdio sob a sua incumbência.

Em 1990 Charlton deixou o Nazareth depois de completar o 17º álbum de estúdio da banda ‘Snakes ‘N’ Ladders’ (1989) e passou a lançar álbuns solo, incluindo ‘Hellacious’ de 2014 e seu projeto final, uma compilação best-of, ‘Creme De La Creme’ (2018).

Além de seu trabalho no Nazareth, Charlton será lembrado por seu trabalho com os Guns ‘N Roses. Em meados dos anos 80, Axl Rose pediu para Charlton produzir o álbum de estreia da banda, “Appetite For Destruction”. Charlton produziu 25 faixas no Sound City em Los Angeles, mas um conflito de agenda fez com que Mike Clink produzisse o álbum. No entanto, as demos de Charlton foram posteriormente incluídas na reedição de 2018 de ‘Appetite For Destruction’.