Memory Remains

Memory Remains: Mercyful Fate – 39 anos de “Don’t Break the Oath” e a influência na cena Black Metal norueguesa

7 de setembro de 2023


Há 39 anos, em 7 de setembro de 1984, o Mercyful Fate lançava “Don’t Break the Oath“, o segundo álbum desta maravilhosa banda dinamarquesa e que é assunto do nosso Memory Remains deste feriadão de independência do Brasil.

Apenas 7 meses depois da estreia apoteótica com “Melissa“, o Mercyful Fate estava de volta ao estúdio para gravar o sucessor. E sem mudanças no lineup, a banda adentrou ao Easy Sound Recording, em Copenhague, durante o mês de maio de 1984, novamente na companhia do produtor Henrik Lund.

Don’t Break the Oath” é um dos discos mais aclamados do Mercyful Fate, e seu conteúdo lírico, voltado a temas como ocultismo e satanismo, serviu de influência para as bandas de Black Metal da Noruega, que surgiram logo depois. Já a parte musical é influenciada pelo Heavy Metal tradicional, sobretudo a NWOBHM. O álbum tem 9 músicas em 47 minutos.

Somente no ano de 2020 que nosso aniversariante do dia figurou em alguma parada de sucesso: naquele ano, o disco alcançou a posição de número 66 nos charts alemães. O site alemão Metal Rules elegeu “Don’t Break the Oath” como o maior álbum de Metal Extremo de todos os tempos. Em 1997, a Roadrunner relançou o álbum, acrescentando faixas demo como bônus.

A banda caiu na estrada, mas durante a turnê pelos Estados Unidos, divergências musicais entre King Diamond e Hank Shermann começaram a se tornar mais explícitos e durante a participação da banda no Christmas Metal Meeting, na Alemanha, resultando na separação, justo no momento em que eles começavam a se tornar mais notórios. King Diamond não perdeu tempo e montou sua banda, mas levando consigo Michael Denner e Timi “GrabberHansen. Foram nove anos de hiato, com idas e vindas durante a década de 1990, inclusive com uma apresentação da banda no Monsters of Rock do Brasil no ano de 1996.

Embora a banda não lance álbuns desde 1999, eles permanecem na ativa. O último show foi realizado há quase um ano atrás, em turnê pelos Estados Unidos e tendo boa parte das músicas de “Don’t Break the Oath” presentes no setlist. Hoje é dia de celebrar esse clássico supremo do Heavy Metal, colocando o play para tocar no volume máximo enquanto desejamos uma longa vida ao Mercyful Fate.

Don’t Break the Oath – Mercyful Fate

Data de lançamento – 07/09/1984

Gravadora – Roadrunner

Faixas:

01 – A Dangerous Meeting

02 – Nightmare

03 – Desecration of Souls

04 – Night of the Unborn 

05 – The Oath

06 – Gypsy

07 – Welcome Princess of Hell

08 – To One Far Away

09 – Come to the Sabbath

 

Formação:

King Diamond – vocal

Hank Shermann – guitarra

Michael Denner – guitarra

Timi “Grabber” Hansen –  baixo

Kim Ruzz – bateria