Memory Remains

Memory Remains: Slayer – 27 anos de “Undisputed Attitude” e a aula de Punk Rock

28 de maio de 2023


Em 28 de maio de 1996, o Slayer lançava “Undisputed Attitude”, primeiro e único disco de covers que os reis do Thrash Metal lançaram em toda a sua carreira e que é tema do nosso Memory Remains deste domingo.

O Slayer havia gravado o excelente “Divine Intervention” (1994), que rendeu ao grupo turnês em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil, onde a banda tocou na primeira edição do Monsters of Rock tupiniquim, ao lado de gente como Black Sabbath, Kiss, Suicidal Tendencies, além das bandas nacionais que emergiam naquela época, como Raimundos, Angra, Dr. Sin e os veteranos do Viper. Mas o Heavy Metal já não era o estilo que vendia e dava visibilidade, embora tivesse (e ainda tenha) uma base muito solidificada de fãs.

Era a época em que a mídia tentava “matar” o Metal ao mesmo tempo que apresentava bandas como Green Day e Offspring como expoentes do Punk. Nada contra estas duas bandas, que eu até admiro alguns dos trabalhos realizados ainda naquela época, porém, nem de longe aquilo era verdadeiramente Punk. Pensando nisso, Tom Araya, Jeff Hanneman, Kerry King e Paul Bostaph se juntaram e na companhia do produtor Dave Sardy, a banda entrou no “Capitol Studio“, em Los Angeles, para gravar esta verdadeira pérola. Uma banda de Thrash Metal tendo que ensinar o que era Punk Rock. E o tiro foi certeiro, pois a banda optou por deixar de fora os nomes mais conhecidos como Ramones, Sex Pistols, Dead Kennedys ou Agnostic Front, por exemplo, apostando em nomes como Verbal Abuse, D.I., Dr. Know, mas também abrindo espaço para bandas conhecidas no cenário como Minor Threat, TSOL, D.R.I. e The Stooges.

Em pouco mais de 32 minutos, o disco mostra toda a raiva que a banda procurou (e conseguiu, com êxito) passar. Na do lançamento, Tom Araya concedeu uma entrevista para a revista “Rock Brigade” onde ele dizia que estava furioso em ver bandas que não tinham nenhuma atitude sendo chamadas de Punk e que por isso, resolveram lançar este tributo, e a explicação justifica o título escolhido para o play.

Daí a gente coloca a bolacha para rolar e de cara, temos 4 músicas do Verbal Abuse, então desconhecida por mim… Lembremos que em 1996, não tínhamos as facilidades de ter plataformas de streaming. A internet somente era acessível após a meia-noite e dependia da linha telefônica, e adquirir discos, embora fosse muito mais fácil do que na década anterior, ainda ficava complicado. Mas ao escutar estas 4 músicas, divididas em dois “medleys“, eu pensei comigo: “Uau! Isso é realmente sensacional”. E foi o sentimento que a banda conseguiu passar com “Desintegration/Free Money” e “Verbal Abuse/Leeches“. Todas pesadas, rápidas, cruas e grosseiras.

A faixa três é uma homenagem ao T.S.O.L, com “Abolish Government/Superficial Love“, que ficaram absurdamente boas! Curtas e grossas, você escuta e acha que Green Day é como se fosse a Galinha Pintadinha.

Temos nas músicas quatro e cinco, respectivamente, “Can’t Stand You” e “Ddamm” que eram originalmente pertencentes ao projeto Punk de Jeff Hanneman, Dave Lombardo e Rocky George (Suicidal Tendencies), chamado Pap Smear, que existiu durante os anos de 1984 e 1985. Juntas, as duas somam pouco mais de 2 minutos. Enquanto que a primeira é uma paulada bem direta e crua, a segunda é mais trabalhada e ficou perfeita tendo as guitarras lapidadas pela dupla Hanneman/King enquanto que os gritos de Araya nesta música soam bastante pertinentes.

A faixa seis traz até o momento a banda mais conhecida das que estão sendo homenageadas: O Minor Threat se faz homenageado através da maravilhosa “Guilty of Being White“, rápida e certeira. O Verbal Abuse volta a ser alvo de tributo dos caras na faixa sete, com a nada menos do que estupenda “I Hate You“, onde a música além de ser excelente, pesada e com um andamento não muito comum para o estilo Punk. E a letra é raivosa,  com o autor destilando ódio pela pobre e desafortunada pessoa homenageada. Imagine alguém dizendo a outra pessoa que “ela é um desperdício de esperma”. A música é fantástica, uma das melhores do play.

Temos de volta na faixa oito, a banda revisitando o Minor Threat com o medley para “Filler/I Don’t Hear You“, que confesso, foi logo de cara a música que me chamou a atenção e por algum tempo foi a minha favorita deste disco. Velocidade e raiva são a tônica destes dois sons. O Minor Threat já é bom por si só, sendo tocado por uma banda que dispõe de mais recursos técnicos, e consequentemente, consegue melhorar o som, beira a perfeição.

Spiritual Law” traz mais uma banda do undergrond sendo homenageada: desta feita é o D.I.. A música ficou pesada demais na versão do Slayer. Impressionante escutar a banda soando muitíssimo bem tocando Hardcore. Que o caro leitor não queira me matar pela afirmação que farei, mas guardadas as devidas proporções, desde o icônico “Reign in Blood” que a banda não conseguia tocar assim tão rápido. Exceção feita, a música “Dittohead“, do álbum anterior, “Divine Intervention“. A música dez é hoje, a minha favorita deste play e atende pelo nome de “Mr. Freeze“, uma homenagem ao Dr. Know. Desde os riffs da introdução, que ficaram sensacionais, passando pela parte do refrão onde o pau come solto e a velocidade beira a da luz, até a quebrada no andamento. Perfeita! Perfeita!

Violent Pacification” traz uma homenagem a outra das poucas bandas mais conhecidas na cena punk: O D.R.I., que tem uma pegada mais para Crossover. E nesta música que começa violenta ao extremo, temos um pouco de tudo: partes mais cadenciadas, velocidade no final. Boa música. “Richard Hung Himself” é uma nova homenagem ao D.I.. Essa música é a que menos me agrada no play, mas não ao ponto de pular. Eu escuto, até porque tem bons momentos, sobretudo na bateria certeira de Paul Bostaph, que colocou sua competência ao cubo para brilhar aqui.

A bolacha já chega ao final, e temos aqui o Slayer melhorando a música do The Stooges. Eu não curto a banda, muito menos seu vocalista, Iggy Pop, mas tenho o maior respeito por eles. Mas aqui, além de Tom Araya e cia. terem melhorado a música, ainda trocaram o título original: “I Gonna be Your Dog” virou “I Gonna be Your God“. E novamente Paul Bostaph brilha nesta faixa, mas as guitarras não ficam atrás não. Riffs nervosos dão à música a roupagem que ela precisava.

A última música não é Punk e nem tampouco cover: trata-se da autoral “Gemini“, uma música mais voltada para o Metal, que encerra bem o disco. Ela tem o clima das músicas do álbum anterior, “Divine Intervention“, tendo um andamento mais arrastado, ganhando agressividade e (um pouco de) velocidade ao seu final. E mais uma vez Paul Bostaph, quebrando tudo nas viradas, encerra o disco de maneira excepcional.

A minha relação com este disco é simplesmente sensacional, de amor, eu diria: primeiro, porque foi a minha porta de entrada ao conhecimento da música do Slayer (tudo bem, este não é propriamente um álbum de músicas autorais, mas eram músicas que a banda deixou com sua identidade). Foi um dos primeiros discos que comprei na vida. Escutei e ainda o escuto com boa regularidade até os dias de hoje. Na época, eu ainda não era um fã de Metal, já curtia o Sepultura e algumas coisas do Metallica, mas este álbum me inspirou a procurar mais lançamentos do Slayer e, consequentemente, de outras bandas de Metal. Em algum momento da década de 1990, eu emprestei este CD para um colega na escola e adivinhem… O cara sumiu com meu disco (a galera com mais de 30 anos sabe bem o que representava essa época, você emprestava discos e alguns não voltavam, diferentemente de hoje, onde cada um baixa seus discos ou escuta via streaming, essa facilidade nós não tínhamos). Mas depois de um tempo, eu comprei-o novamente e ele está muitíssimo bem guardado, enquanto que uma cópia está igualmente segura no cartão SD do meu smartphone, para ouvir sempre.

O álbum teve um bom desempenho pelos charts: 16° na Austrália, 20° na Suécia, 22° na Nova Zelândia, 27° na Finlândia, 31° no Reino Unido, 33° nos Países Baixos, 34° na “Billboard 200”, 38° na Bélgica, 40° no Canadá, 43° na França e Austrália e 43° na Alemanha. Emplacou o clip de “I Hate You” na MTV, a mesma que quis matar o Heavy Metal, mas que desta vez veiculava um vídeo da banda de Metal tocando Punk.

Em 1996 eu era um adolescente fã de Offspring e de Green Day e começando a ouvir Heavy Metal, mas depois de escutar “Undisputed Attitude“, eu simplesmente pensei: “Essas bandas não são e nem nunca serão Punks”. Agradeço ao Slayer lá fora (e ao Ratos De Porão aqui pelo Brasil, que um ano antes lançou dois discos de covers, um com bandas Punks daqui do Brasil e outro com bandas gringas) por me apresentarem bandas Punks e Hardcore que realmente valem a pena. Embora o Slayer tenha lançado alguns bons discos após este, mas em minha opinião, “Undisputed Attitude” durante um bom tempo foi o último bom disco lançado pela banda.

Infelizmente o Slayer encerrou suas atividades e quem os viu em ação, tem uma ideia da capacidade destrutiva que a banda teve em cima dos palcos. É um álbum pouco lembrado, mas que envelhece muito bem, obrigado. Chega próximo dos 30 anos com corpinho de 18 e é uma ótima pedida para rolar hoje e celebrar o legado que essa banda deixou aí. As saudades de vê-los é imensa e a nós cabe a missão de manter esse legado aceso.

 

Undisputed Attitude – Slayer 

Data de lançamento – 28/05/1996

Gravadora – American Recordings

 

Faixas:

01 – Desintegration/Free Money

02 – Verbal Abuse/Leeches

03 – Abolish Government/Superficial Love

04 – Can’t Understand You

05 – Ddamm

06 – Guilty of Being White

07 – I Hate You

08 – Filler/I Don’t Hear You

09 – Spiritual Law

10 – Mr. Freeze

11 – Violent Pacification

12 – Richard Hung Himself

13 – I’m Gonna Be Your God

14 – Gemini

 

Formação:

Tom Araya – baixo/vocal

Kerry King – guitarra

Jeff Hanneman – guitarra

Paul Bostaph – bateria