hbNews

Morre aos 56 anos a cantora irlandesa Sinéad O’Connor

26 de julho de 2023


A cantora e ativista irlandesa Sinéad O’Connor faleceu aos 56 anos. A causa da morte não foi revelada.

Em um comunicado, a família da cantora disse: “É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de nossa amada Sinéad. Sua família e amigos estão arrasados e solicitam privacidade neste momento tão difícil.”

No ano passado, seu filho de 17 anos, Shane, tirou sua própria vida em janeiro de 2022, após escapar do hospital enquanto estava sob observação após uma tentativa de suicídio.

Durante seus últimos dias, a musicista, que adotou o nome de Shuhada’ Sadaqat ao se converter ao Islã em 2018, dividia seu tempo entre Co Roscommon, na Irlanda, e Londres.

Em uma despedida comovente no Twitter, O’Connor compartilhou uma foto emocionante de Shane, declarando: “Tenho vivido como uma criatura da noite sem vida desde então. Ele foi o amor da minha vida, a luz da minha alma. Éramos uma única alma em duas metades. Ele foi a única pessoa que já me amou incondicionalmente. Estou perdida no bardo sem ele.”

Nascida em uma família problemática em Dublin, em 8 de dezembro de 1966, ela enfrentou desafios de saúde mental devido ao abuso físico e sexual infligido por sua mãe durante sua infância.

Aos 15 anos, foi enviada para um colégio reformatório, o An Grianán Training Centre em Dublin, um lugar historicamente conhecido como uma lavanderia Magdalene para “mulheres caídas”. Embora ela tenha afirmado que o ambiente não era mais abusivo, o fato de ser separada de sua família a afetou profundamente.

No meio de suas lutas, o destino interveio quando uma freira reconheceu seu talento musical e lhe deu um violão, incentivando-a a seguir com as aulas.

Através de um encontro fortuito por meio de um anúncio em uma revista de música de Dublin, ela conheceu Colm Farrelly e juntos formaram a banda Ton Ton Macoute, chamando a atenção da indústria musical global.

Assinar com a gravadora Ensign Records provou ser um momento crucial, pois ela lançou seu álbum de estreia, “I Do Not Want What I Haven’t Got”, um sucesso monumental que vendeu mais de sete milhões de cópias, apresentando o grande sucesso “Nothing Compares 2 U”.

Crédito: Leah Pritchard/CC