hbNews

‘Pink Floyd Ao Vivo No Knebworth 1990’ será lançado dia 30 de abril

‘Pink Floyd Ao Vivo No Knebworth 1990’ será lançado dia 30 de abril

10 de abril de 2021


A Sony Music [Warner Music, na Europa] anunciou o próximo lançamento do Pink Floyd Ao vivo em Knebworth 1990 pela primeira vez em plataformas digitais em 30 de abril de 2021, além das versões em CD e vinil duplo, em determinados países. O concerto fez parte da apresentação estrelada dos vencedores do Silver Clef em 1990 na Knebworth House, Hertfordshire, encabeçada pelo Pink Floyd.

O monumental concerto dos vencedores do Silver Clef Award em Knebworth viu o Pink Floyd liderar a lista de estrelas que incluía Paul McCartney, Dire Straits, Genesis, Phil Collins, Mark Knopfler, Robert Plant (com Jimmy Page), Cliff Richard, Eric Clapton e Tears For Fears. Cerca de 120.000 fãs de música viram esses gigantes do rock aparecerem no palco sagrado de Knebworth, todos em ajuda à instituição de caridade Nordoff Robbins, cujos lucros foram para a criação da BRIT School. O show foi transmitido globalmente pela MTV.

David Munns, presidente da Nordoff Robbins, lembra-se bem do evento: “O Knebworth Concert foi um momento decisivo no compromisso da indústria musical com Nordoff Robbins, o BRIT Trust e o conceito da BRIT School. Que dia fantástico foi aquele, culminando com esta brilhante atuação do Pink Floyd. O dinheiro arrecadado permitiu que a BRIT School surgisse e permitiu a Nordoff Robbins expandir significativamente seu serviço. Knebworth ficará na história como um desses grandes momentos e a indústria da música deve estar muito orgulhosa do que conquistou”.

Nick Mason também relembra o show: “Há algo especial em Knebworth. Todos nós ainda temos boas lembranças de tocar lá nos anos 70, e esse show não foi diferente. Como um garoto do norte de Londres, isso era quase um jogo em casa, mas com a alegria adicional de ser a reunião da banda depois de uma turnê bastante mega que durou mais de um ano. Foi também uma oportunidade de fazer a maravilhosa Candy Dulfer tocar – eu já era fã dela há um bom tempo, e foi uma pena não termos tido a oportunidade de utilizá-la para mais. Também recebemos a visita de nosso querido amigo Michael Kamen. Michael contribuiu muito para o PF nos dez anos anteriores, é ótimo ter algo dele tocando na gravação”.

Pink Floyd – David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright – foram acompanhados no palco por membros de sua banda em turnê, incluindo Guy Pratt, Jon Carin, Tim Renwick e Gary Wallis. Os vocais de apoio vieram de Durga McBroom, Sam Brown e sua mãe Vicki, e (vocalista original do The Great Gig In The Sky ) Clare Torry. O Pink Floyd também recebeu músicos convidados, incluindo o saxofonista Candy Dulfer e o tecladista e compositor Michael Kamen. David Gilmour e Andy Jackson remixaram o áudio deste concerto icônico com todas as sete faixas executadas no dia, e o álbum apresenta uma nova arte fotografada pelo colaborador do Floyd Aubrey ‘Po’ Powell da Hipgnosis e projetada por Peter Curzon da Storm Studios. O concerto, inédito até aparecer no box set Later Years de 2019, agora serádisponibilizado como CD ou vinil duplo pela primeira vez como um álbum independente.

LISTAS DE FORMATO

LP

Disco 1 lado A

1 Shine On You Crazy Diamond, partes 1-5

2 The Great Gig In The Sky

Disco 1 lado B

1 Wish You Were Here

2 Sorrow

Disco 2 Lado C

1 Money

Disco 2 Lado D

1 Comfortably Numb

2 Run Like Hell

 

CD

1 Shine On You Crazy Diamond, partes 1-5

2 The Great Gig In The Sky

3 Wish You Were Here

4 Sorrow

5 Money

6 Comfortably Numb

7 Run Like Hell

 

MÚSICOS

David Gilmour Guitarra, Vocal

Nick Mason Bateria, Percussão

Richard Wright, Teclado, vocais de apoio

Guy Pratt, Baixo, vocais

Jon Carin, Teclados e vocal

Tim Renwick Guitarra

Gary Wallis Percussão

Durga McBroom             Backing Vocals

Sam Brown        Backing Vocals

Vicki Brown Backing Vocals

Clare Torry Backing Vocals (vocal principais em The Great Gig In The Sky)

 

Convidados especiais

Michael Kamen Teclados em Comfortably Numb, Run Like Hell

Candy Dulfer Sax em Shine On You Crazy Diamond, Money

 

Produzido por Chris Kimsey, Steve Smith

Gravado e desenvolvido por Mike Fraser

Remix de Andy Jackson com David Gilmour, assistido por Damon Iddins