hbNews

Rotting Christ anuncia novo álbum “Pro Xristoy”

Rotting Christ anuncia novo álbum “Pro Xristoy”

19 de janeiro de 2024


Rotting Christ resistiu à prova do tempo. Enquanto seu nome fez muitos guardiões se contorcerem, Sakis Tolis e seu irmão Themis emergiram das catacumbas enegrecidas da Grécia para se tornarem uma das bandas mais formidáveis do metal.

Este ano, Rotting Christ celebra 35 anos de excelência maligna com seu 14º álbum. ΠΡΟ ΧΡΙΣΤΟΥ (Pro Xristoy) está destinado a ocupar um lugar venerado na herética história da banda. Sempre fiéis ao seu nome, com Pro Xristoy (“Antes de Cristo”), a banda presta homenagem aos últimos reis pagãos, oferecendo um black metal imponente, gótico e melódico.

Agora que Rotting Christ se aproxima de quatro décadas, alguns seguidores podem ter se perguntado se há algum terreno sagrado deixado para eles conquistarem. Mas Pro Xristoy é um testemunho de uma banda que ainda está em ascensão.

“Este álbum foi inspirado no poder da antiga sabedoria pagã”, diz Sakis. “É uma homenagem àqueles que resistiram à chegada do cristianismo, que destruiu todos os valores, tradições e conhecimentos do mundo antigo”.

Pro Xristoy será lançado em 24 de maio.

Tracklist:

Pro Xristoy (Προ Χριστού) (1:29)
The Apostate (5:01)
Like Father, Like Son (4:35)
The Sixth Day (3:56)
La Lettera Del Diavolo (4:01)
The Farewell (6:15)
Pix Lax Dax (4:33)
Pretty World, Pretty Dies (4:51)
Yggdrasil (5:04)
Saoirse (6:17)
Primal Resurrection (Faixa bônus) (5:32)
All For One (Faixa bônus) (3:37)
Tempo total: 55:17

As pré-encomendas para o novo álbum começarão no próximo mês.

Para dar início ao que promete ser um ano cheio de festividades diabólicas, Rotting Christ fará uma turnê pela América Latina. Fãs do México à Argentina terão o prazer de balançar a cabeça ao som de uma litania profana dos maiores sucessos da banda. Eles também serão agraciados com novas músicas de Pro Xristoy que certamente se tornarão parte essencial do repertório.

Turnê Rotting Christ 35 Years of Evil Existence:

6 de fevereiro – Monterrey, MX
7 de fevereiro – Torreon, MX
9 de fevereiro – Chihuahua, MX
10 de fevereiro – Ciudad Juarez, MX
11 de fevereiro – Guadalajara, MX
13 de fevereiro – Leon, MX
14 de fevereiro – San Luis Potosi, MX
16 de fevereiro – Queretaro, MX
17 de fevereiro – Cidade do México, MX
18 de fevereiro – Toluca, MX
21 de fevereiro – Bogotá, Colômbia
23 de fevereiro – Santiago, Chile
24 de fevereiro – Buenos Aires, Argentina
27 de fevereiro – La Paz, Bolívia
29 de fevereiro – São Paulo, Brasil
2 de março – Brasília, Brasil
3 de março – Belo Horizonte, Brasil

Nas catacumbas pouco iluminadas do metal extremo, um nome se destaca como um monólito: ROTTING CHRIST. Sakis Tholis e seu irmão Themis fundaram a banda juntos em 1987. Nessas três décadas desde então, esses titãs gregos deixaram sua marca enegrecida por todo o mundo do metal. Eles lançaram 13 álbuns de estúdio e realizaram mais de 1.300 concertos ao redor do globo. Sob todo esse trabalho árduo, Rotting Christ tem apenas uma visão – uma urgência não apenas para ultrapassar os limites do metal extremo, mas também para se reinventar ao longo do caminho.

A evolução de Rotting Christ se desdobrou através de vários capítulos distintos. Depois de começar mais próximo do caos mal controlado do grindcore, eles passaram a estabelecer o som icônico do black metal helênico. Seus álbuns frequentemente abraçam paisagens sonoras góticas refinadas, apenas para mergulhar de volta nas profundezas do fervor blasfemo. Cada capítulo marcou outra exploração adicional e um compromisso inabalável em ultrapassar limites.

Mas o ponto de virada real veio em 2007, quando Rotting Christ assinou um pacto com a Season of Mist. Eles lançaram uma série de álbuns para o selo francês que desafiaram todas as expectativas. Desde o penetrante Theogonia e a grandiosidade sinfônica de Aelo até a intensidade ritualística de Κατά Τον Δαίμονα Εαυτού, as experiências cinematográficas criadas por Rotting Christ tornaram-se um espetáculo de atmosferas bombásticas, corais hipnotizantes e arranjos neo-clássicos. O inesperado é o seu modus operandi, com o uso de várias línguas (Latim, Árabe, Grego, Inglês) e o extenso uso de poesia famosa entrelaçada em sua música, como ‘The Raven’ de Edgar Allan Poe em The Heretics.

Em 2019, a épica jornada de Rotting Christ continuou com a compilação The Apocryphal Spell, que oferece aos fãs um vislumbre íntimo de material inédito e raro. Isso lhes permitiu reunir forças, se preparando para o lançamento de seu próximo, altamente antecipado, 14º álbum de estúdio completo: Pro Xristoy.

Pro Xristoy (‘Antes de Cristo’ em grego), serve como uma fervorosa homenagem aos últimos reis pagãos que resistiram ao avanço do cristianismo, guardando seus antigos valores e conhecimentos. Nessa odisseia temática, intricadamente entrelaçada em faixas como ‘The Apostate’ e ‘Ygdrassil’, Rotting Christ mergulha nas heranças de figuras históricas como Flavius Claudius Julianus e reis mitológicos nórdicos, incorporando o poder da sabedoria pagã diante da adversidade cristã. O álbum encapsula a essência do estilo característico de Rotting Christ – melódico, mas áspero às vezes – se reinventando mais uma vez, enquanto permanece enraizado em seus 35 anos de legado.

Line-up

Sakis Tolis: Guitarra/Vocais
Themis Tolis: Bateria
Kostas “Spades” Heliotis: Baixo
Kostis Fouk: Guitarra

Músicos Convidados

Amdroniki Skoula – Vocais (em ‘La Letra Del Diavolo’)
Nikos Kerkiras – Teclado
Christina Alexiou – Coral
Maria Tsironi – Coral
Alexandros Loyziotis – Coral
Vasilis Karatzas – Coral
Andrew Liles – Narração (em ‘The Apostate’, ‘Pretty World, Pretty Dies’)
Kim Diaz Holm – Narração (em ‘Ygdrassil’)

Estúdio de Gravação

Deva Sounds Studios (Atenas, Grécia)

Produtor

Sakis Tolis

Engenheiros de Som

Fotis Bernando
Aggelos Karatzas

Mixagem

Jens Borgen no Fascination Street Studios (Örebro, Suécia)

Masterização

Tony Lidgren no Fascination Street Studios (Örebro, Suécia)

Artistas de Capa

Thomas Cole – Arte
Adrien Bousson – Processamento Digital

Links

Site Oficial: https://www.rotting-christ.com/en
Facebook: https://www.facebook.com/rottingchristofficial/
Instagram: http://www.instagram.com/rottingchristofficial/
Twitter: https://twitter.com/athanatoieste
YouTube: https://www.youtube.com/user/RottingChristOfficia
Bandcamp: https://rottingchristofficial.bandcamp.com/
Apple Music: http://itunes.apple.com/us/artist/rotting-christ/id28441629
Spotify: https://open.spotify.com/artist/7FhkwcO8Jd7BRWdllBpXBJ