hbNews

Sepultura levando brasilidades para o mundo com o icônico disco ‘ROOTS’,

Sepultura levando brasilidades para o mundo com o icônico disco ‘ROOTS’,

19 de fevereiro de 2021


Roots, sexto álbum do Sepultura, completa hoje 25 anos do seu lançamento.  Produzido por Ross Robinson e mixado por Andy Wallace, conta com a participação de vários músicos como Carlinhos Brown. Mike Patton (Faith No More), David Silveira e Jonathan Davis (Korn) e DJ Lethal (Limp Bizkit).

Quando foi lançado, Roots apresentou opiniões divergentes dos fãs. O pessoal que acompanhava a banda desde o começo, quando o som era mais voltado para o Death/Black Metal de Bestial Devastation, torceu o nariz e até hoje é comum ouvir comentários tipo “Sepultura acabou no Arise”.

Mas outra parcela de fãs recebeu o álbum de forma muito positiva e as críticas foram na mesma direção. Aqui, as influências da cultura brasileira, que começaram em Chaos AD (1993), aparecem de forma muito mais proeminente como em Ratamahatta onde Carlinhos Brown e Max declamam palavras soltas em cima de uma percussão que chega a ser hipnótica – já ouvi muito gringo dizer “não entendi nada do que eles falam, mas esta musica é genial”.

Se em Kaiowas (faixa de Chaos AD), a banda já flertava com a cultura indígena, em Roots resolveram ir a fundo nesta história. Após muita negociação, a banda e o produtor Ross Robinson embarcaram em uma visita a tribo Xavantes onde ficaram familiarizados com a cultura e modo de vida. O resultado foi a faixa Itsári (raízes na língua xavante).

E temos também os vídeos, como na já citada “Ratamahatta” e “Roots Bloody Roots”, além da capa que é o verso da nota de 1.000 cruzeiros. Enfim, é brasilidade pra todo lado….

O álbum também é considerado um marco para o new metal (ou nu metal) que surgia na época. Não que o Sepultura tenha inventado o estilo e nem Roots é um álbum todo de new metal, mas a produção de Ross Robinson (que trabalhou com Korn, Limp Bizkit e Slipknot dentre outras) foi fundamental para essa sonoridade.

Roots também marca o ultimo álbum com a participação de Max Cavalera, que deixou a banda após o fim da turnê.

Faixas:

1 – Roots Bloody Roots
2 – Attitude
3 – Cut-Throat
4 – Ratamahatta
5 – Breed Apart
6 – Straighthate
7 – Spit
8 – Lookaway
9 – Dusted
10 – Born Stubborn
11 – Jasco
12 – Itsári
13 – Ambush
14 – Endangered Species
15 – Dictatorshit

 

Formação:

Max Cavalera: guitarra e vocais
Andreas Kisser: guitarras
Paulo Junior: baixo
Max Cavalera: bateria, percussão