hbNews

Steve Morse anuncia sua saída do Deep Purple

Steve Morse anuncia sua saída do Deep Purple

23 de julho de 2022


Divulgação/Artist Access

Após a ausência na turnê do Deep Purple, o guitarrista Steve Morse anunciou sua decisão de deixar em definitivo a banda para cuidar de sua esposa Janine, diagnosticada com câncer.

Em um comunicado compartilhado na página oficial do Deep Purple no Facebook, Morse afirmou que não havia como ele se comprometer com turnês nessas circunstâncias. A situação veio à tona no final do ano passado, quando Morse teve que deixar uma sessão de composição na Alemanha e depois disso ele sugeriu à banda que eles poderiam precisar de um substituto. Simon McBride (Sweet Savage, The Don Airey Band, Snakecharmer) entrou na programação da turnê quando Morse anunciou seu hiato.

“No outono passado, de repente, deixei a sessão de composição do Purple na Alemanha porque minha esposa estava tendo uma verdadeira crise médica”, escreveu Morse em comunicado. “Quase um ano depois, estamos aprendendo a aceitar o câncer agressivo de estágio 4 e o tratamento de quimioterapia para pelo resto da vida.

“Nós dois sentimos falta de estar em shows, mas eu simplesmente não podia me comprometer com turnês longas ou distantes, já que as coisas podem mudar rapidamente em casa. Eu sugeri arranjar um guitarrista substituto no outono passado, esperando que pudéssemos ver a milagrosa cura do câncer que todos de nós já ouvimos falar. Com o passar do tempo, pude ver como as coisas estavam indo, depois de 28 anos na banda.”

“Eu já fiz meu último show com o Purple na Flórida no Rock Legends Cruise”, acrescentou Morse.

“Gostaria de agradecer aos fãs que apoiaram tão fortemente a música ao vivo e transformaram cada show de um ensaio geral em uma experiência estrondosa e emocionante.”

“Vou sentir falta de todos na banda e na equipe, mas ser o ajudante e defensor de Janine fez uma diferença real em muitos pontos-chave. À medida que Janine se ajusta às suas limitações, ela é capaz de fazer muitas coisas sozinha, então tentaremos tocar algumas turnês mais curtas nas proximidades com amigos para, espero, tirar nós dois de casa!”

O cantor Ian Gillan, o baterista Ian Paice, o baixista Roger Glover e o tecladista Don Airey também compartilharam suas próprias mensagens, relembrando memórias calorosas de Morse como músico inspirador e homem de bom caráter.