hbNews

Svartsot lança lyric video para o novo single ‘Drømte Mig En Drøm’

Svartsot lança lyric video para o novo single ‘Drømte Mig En Drøm’

14 de fevereiro de 2022


Hora de “Drømte Mig En Drøm”, o terceiro single digital do próximo álbum do Svartsot, “Kumbl”. E reflete perfeitamente a autenticidade do registro

“‘Drømte Mig En Drøm’ é a canção dinamarquesa mais antiga registrada, que se encontra escrita no manuscrito Codex Runicus, uma cópia da Lei da Escânia (região que hoje pertence à Dinamarca) de cerca do ano 1300 e escrita inteiramente em runas medievais”, diz Cris J.S. Frederiksen, guitarrista do folk metal dinamarquês. “A música existe como apenas uma linha de letra e acompanhamento de música escrita primitiva, então escrevemos uma nova música inteira com base nessa frase”.

Embora já faz um bom tempo desde que Svartsot lançou novo material, a banda ainda está muito viva e ativa. Nesse ínterim, desde o Vældet de 2015, os metaleiros folk encharcados de cerveja estiveram ativos na cena ao vivo na Dinamarca e no exterior, incluindo aparições em vários festivais importantes, bem como no prestigiado cruzeiro 70000 Tons Of Metal em 2019. Após uma mudança de baixista e a decisão de arquivar o material de um álbum em 2017/18, surgiu a ideia de lançar uma coleção de canções folclóricas tradicionais que inspiraram a banda, retrabalhadas no estilo característico do Svartsot.

A ideia original era lançar este quinto álbum, intitulado “Kumbl” (uma antiga palavra dinamarquesa que significa ‘monumento’ ou ‘memorial’), em 2020 para coincidir com o 15º aniversário de Svartsot. No entanto, devido a vários aspectos práticos, o álbum foi gravado pela primeira vez – por ninguém menos que o baterista da banda e produtor promissor, Frederik Uglebjerg (www.uglebjerg.com) – durante a pandemia.

Em apoio ao álbum, Svartsot foi contratado para uma série de shows em toda a Dinamarca. Embora apenas alguns shows europeus estejam reservados ou planejados no momento, esperamos que mais aconteçam, se os regulamentos de viagem permitirem.

“Kumbl” será relançado em CD, LP e formatos digitais via Mighty Music em 25 de fevereiro de 2022.

Formação:
Simon Buje: baixo
Frederik Uglebjerg: bateria
Michael Alm: guitarras rítmicas
Cris J. S. Frederiksen: guitarras solo, guitarras acústicas (estúdio), bandolim (estúdio)
Hans-Jørgen Martinus Vork Rosenwein: apitos, gaita de foles elétrica, bandolim (ao vivo)
Thor Bager: vocais, bandolim (estúdio)

Link de pré-save do single:
https://bfan.link/dromte-mig-en-drom

Webshop:
https://bit.ly/svart-shop