hbNews

Youtube censura videoclipe da banda Sad Theory sobre assassinatos do Partido Nazista

Youtube censura videoclipe da banda Sad Theory sobre assassinatos do Partido Nazista

23 de dezembro de 2020


O videoclipe de “Punhais Longos, Cortes Profundos”, da banda curitibana Sad Theory, foi censurado pelo Youtube nesta semana. Por decisão unilateral, a plataforma relatou que o vídeo foi removido por “celebrar ou incitar a violência contra uma pessoa ou um grupo” e por conter “material que incentive o ódio contra pessoas ou grupos com base na associação a minoria”.

O baixista Daniel Franco, autor da letra, comenta: “A música faz menção à ‘Noite das Facas Longas’, evento ocorrido em 1934, e que demonstrou, anos antes da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, os métodos assassinos do regime nazista, que culminariam nessas tragédias humanas. Não há nenhuma celebração ou apologia aos eventos ocorridos. Pensamos ser temerário o cerceamento da linguagem artística, feito de maneira tão mal fundamentada. Também não podemos deixar de alertar que atitudes como essa são o caminho para o totalitarismo, que buscamos denunciar com tanto afinco na letra da citada música“.

O álbum da referida canção é Entropia Humana Final, lançado em 2017. As letras tratam sobre diversos temas relacionados a tragédias humanas, como “Inanição”, sobre o Holodomor, o genocídio ucraniano por falta de alimentação; o país estava sob domínio do regime comunista de Stalin.

O Sad Theory foi formado no final dos anos 1990, contando com seis álbuns de estúdio e diversos shows pelo Brasil. Em 2021, o grupo de Curitiba pretende lançar um novo álbum, Léxico Reflexivo Umbral,  cuja temática lírica é inspirada na conceituada série do Netflix, Black Mirror. A história da banda é permeada por letras com conteúdo de valor cultural, como o disco A Madrigal of Sorrow, que trouxe flertes com a obra “As Flores do Mal”, do poeta francês Charles Baudelaire.

O vídeo censurado pode ser conferido no Facebook: https://www.facebook.com/watch/?v=2372127849688507

Mais informações: https://sadtheory.bandcamp.com

Lyrian Oliveira