Resenhas

Acoustic Adventures Volume 1

Sonata Arctica

Avaliação

9.0

Há alguns anos, os chamados “álbuns acústicos” se tornaram uma febre. Várias bandas se jogaram nessa empreitada de revisar seu catálogo em novas versões e, para cada caso de sucesso (como os casos do Kiss ou Scorpions) alguns outros registros não foram tão bem sucedidos.
De um inicio voltado ao power metal, o Sonata Arctica foi com o tempo incorporando elementos hard rock e AOR no seu som, que o candidataria naturalmente a gravar um álbum neste formato.

Acoustic Adventures Volume 1, com lançamento da gravadora Atomic Fire e edição nacional pela Shinigami Records, cumpre esse papel de revitalizar o catálogo da banda de forma soberba.

Com exceção do álbum de estréia, Eclipse (1999), todos os demais estão aqui representados e a surpresa já começa pela faixa de abertura “The Rest of the Sun Belongs to Me”, música que apareceu como bônus track da edição japonesa do álbum Winterheart’s Guild (2003), é realmente um achado.

Algumas escolhas são obvias como “Don’t Say A Word” e “Paid In Full” que aqui foram revitalizadas sem perder a essência de “favoritas” da banda, especialmente “Paid In Full” transformada em uma versão folk que poderíamos ouvir em algum pub.

Mas são nas músicas “não tão obvias” que estão os melhores momentos, “As If The World Wasn’t Ending” de The Days Of Grays (2009) que pode não ter todo o destaque naquele álbum se transformou em uma canção neo-progressiva com uma interpretação arrepiante de Tony Kakko e “Alone In Heaven”, em uma versão, digamos, “mais econômica” que ficou simplesmente brilhante.

De modo geral, Acoustic Adventures Volume 1 apresenta um saldo altamente positivo e me fez aguardar ansiosamente pelo Volume 2 – e quem sabe até um Volume 3?

Formação:

Tony Kakko; Vocal

Matti Tegelman: Baixo

Tommy Portino; Bateria, percussão

Elias Viljanen: Violão, banjo

Henrik Klingenberg: Teclados

 

Tracklist:

The Rest Of The Sun Belongs To Me
For The Sake Of Revenge
A Little Less Understanding
Alone In Heaven
Tallulah
Don’t Say A Word
As If The World Wasn’t Ending
Paid In Full
Tonight I Dance Alone
The Wolves Die Young
Wolf & Raven
On The Faultline