Resenhas

Acoustic Adventures – Volume Two

Sonata Arctica

Avaliação

9.0

E finalmente ocorreu o lançamento do segundo volume de “Acoustic Adventures” do Sonata Arctica pela gravadora Atomic Fire e edição nacional da Shinigami Records.

Apesar de serem partes de um mesmo projeto, a produção desse volume parece estar um pouco mais equilibrada em relação ao anterior e o repertório apresenta algumas escolhas mais interessantes.

A abertura com “I Have A Right” é bem empolgante e não perde em nenhum momento a essência da versão original, assim como “Full Moon” com os solos e riffs de guitarra substituídos magistralmente por teclados e que, por serem músicas bem conhecidas, chamam mais a atenção.

“Letter To Dana”, que originalmente já se tratava de uma balada, foi um pouco simplificada em sua magnitude e onde mais brilhou a interpretação emocionante de Tony Kakko – e aqui me pego pensando qual versão é superior.

Mas a parte realmente interessante do álbum foram algumas músicas que ficaram muito – mas muito – diferentes de suas versões originais e que, mesmo o fã da banda, vai se sentir como se tivesse ouvindo-as pela primeira vez: “Victoria’s Secret” e “Black Sheep”. Ambas verdadeiras pérolas do power metal transformadas em uma balada e um tema praticamente country – e podem acreditar que ficaram ótimas.

Se formos pensar nos dois volumes de “Acoustic Adventures” como um único álbum temos em mãos releituras que abrangem toda a carreira da banda e que são especiais para todo fã.

Formação:

Tony Kakko; Vocal

Pasi Kauppinen: Baixo

Tommy Portino; Bateria, percussão

Elias Viljanen: Violão, banjo

Henrik Klingenberg: Teclados