Pouco somos agraciados com registros ao vivo de uma das melhores bandas de Thrash de todos os tempos, o Exodus. Eis que surge das cinzas um álbum ao vivo gravado em 1989, “British Disaster: The Battle of ’89 (Live At The Astoria)”está sendo lançado nesse 31 de maio pela Nuclear Blast, o último registro da banda pela gravadora, já que agora fazem parte da Napalm Records. Bom, não precisa falar muito, banda afiadíssima no final dos anos 80, turnê do álbum “Fabulous Disaster”, não tinha como dar ruim.
Uma resenha de álbum ao vivo não é a coisa mais fácil de fazer, pois analisar músicas que já são conhecidas é redundante, é mais comum e correto fazer essa análise em resenhas de álbuns, então o mais correto é comentar sobre termos técnicos, como mixagem, produção e performance. Nesse ponto, a banda está impecável, Steve “Zetro” Souza com a voz mais forte do que nunca, em uma apresentação brutal. O mesmo podemos dizer dos guitarristas Gary Holt e Rick Hunolt, com riffs precisos e solos cortantes em clássicos, que na época ainda estavam saindo do forno, como “The Toxic Waltz”, “Fabulous Disaster”, “Piranha” e “A Lesson In Violence”, além de algumas pérolas que não apareceram com tanta frequência nos shows futuros, como por exemplo “Chemi Kill”, “Like Father, Like Son”, “Corruption” e “Parasite”.
A banda ainda fecha com a inigualável “Strike Of The Beast”, que incendeia o mosh como nenhuma outra música dos caras. Performance perfeita e saudosista que é fortalecida por uma mixagem moderna, que dá uma ênfase na bateria, com uma produção que foge de ecos e cliques sem peso que eram comuns nos anos 80 e 90. Isso faz uma diferença surpreendente na qualidade do material. Após o termino de várias audições, fica o questionamento do motivo de a banda ter tão poucos registros ao vivo, principalmente das últimas turnês na qual o Exodus está mais forte e pesado do que nunca. É torcer para que isso aconteça em um futuro próximo.
Tracklist:
01. The Last Act Of Defiance
02. Fabulous Disaster
03. ‘til Death Do Us Part
04. Corruption
05. The Toxic Waltz
06. A Lesson In Violence
07. Chemi-Kill
08. Piranha
09. Like Father, Like Son
10. Deliver Us To Evil
11. Parasite
12. And Then Ther Were None
13. Verbal Razors
14. Brain Dead
15. Strike Of The Beast
Formação:
Steve “Zetro” Souza – vocal
Gary Holt – guitarras
Rick Hunolt – guitarras
Rob McKillop – baixo
Tom Hunting – bateria