Resenhas

Eterno Aeon Obscuro

Vazio

Avaliação

8.5

Vazio é uma banda de black metal formada em 2016, em São Paulo. Após lançar um EP e participar de três splits,o grupo paulista lançou em 2020 o seu primeiro “full album”, cujo nome é Eterno Aeon Obscuro.

O Vazio possui elementos que pertencem ao cânone de uma parte da história do black metal. O grupo não apresenta muito experimentalismo, mas a atmosfera que a banda possui é algo que a diferencia no meio e que nem todo grupo consegue captar.

É válido destacar que as letras em português se encaixam bem no instrumental do álbum. Renato Gimenez é o membro da banda responsável pelos vocais, além de tocar guitarra. Para o fã de black metal, é quase inevitável falar sobre os vocais de Eterno Aeon Obscuro e não os associar com o que foi feito no álbum De Mysteriis Dom Sathanas, do Mayhem. Isso, entretanto, não diminui o trabalho do Vazio, devido ao nível de comparação.

No que diz respeito às guitarras, Renato Gimenez e Eric Nefus são os nomes encarregados por tal campo no Vazio, sendo que o último também toca teclado no álbum em questão. Acordes menores e bastante palhetada alternada são alguns dos artifícios empregados para criar a atmosfera de Eterno Aeon Obscuro. Há, no álbum, momentos mais lentos e outros mais rápidos, sendo estes os mais regulares. Já em relação ao baixo, Nilson Slaughter é o responsável por conduzir o instrumento. Em Eterno Aeon Obscuro, durante quase todos os momentos, o baixo segue o que é feito pelas guitarras, característica comum no black metal. Um detalhe que vale mencionar é a acentuação do baixo: o instrumento é bem perceptível na produção do álbum.

A bateria fica a cargo de Daniel Vecchi. A performance do músico é concisa e varia entre blast beats e momentos com mais groove. Vale destacar o som cru de bateria em Eterno Aeon Obscuro, mérito da produção e do baterista. No álbum, as faixas Elementais da Matéria Escura, Nascido do Fogo e Condenados ao Esquecimento merecem destaque, mas há conteúdo interessante em todo o álbum.

Faixas:

  1. Elementais da Matéria Escura
  2. Sob a Noite Espectral
  3. Nascido do Fogo
  4. Reino das Matas
  5. O Chamado dos Mortos
  6. Condenados ao Esquecimento
  7. Eterno Aeon Obscuro
  8. Travessia Silenciosa
  9. Sangue Invertido no Coração Negro Despedaçado
  10. Revelações do Abismo
  11. Koié Kokoiá

 

Formação:

Renato Gimenez (guitarra e vocal)

Eric Nefus (guitarra e teclado)

Nilson Slaughter (baixo)

Daniel Vecchi (bateria)