Resenhas

Sobreviventes do Mal

Sindrome K

Avaliação

8.5

A língua inglesa sempre foi a reinante dentro do meio heavy metal, mas algumas bandas resolvem subverter a ordem e lançar músicas na língua de seu país. Esse é o caso do Síndrome K, banda baiana que, após “Aqui Se Paga” (2021), lança seu segundo álbum “Sobreviventes Do Mal”.

A capa emblemática, que ficou a cargo do baterista Pedro Hugo e foi produzida pelo designer Mateus Rodrigues, possui várias referências bíblicas onde se destacam Adão e Eva e a árvore do fruto proibido (“origem de todo mal”) em forma de um cogumelo atômico – e nada mais adequado do que iniciar o álbum com a furiosa faixa título, um thrash metal bem Slayer. “Nosso Destino” é um pouco mais arrastada e a letra traz referências bíblicas colocadas de forma bem criativa.

“Bem Vindo Ao Caos” é outra música arrasadora – para quem gosta de um thrash metal com molho de hardcore é um prato cheio. Se o ouvinte estava com vontade de bangear, o dedilhado na abertura de “Em Nome De Deus” é um ‘descanso’ bem vindo. Descanso? Que nada… instrumental altamente técnico e uma ótima letra com uma excelente interpretação de Lula Souto me cativaram desde a primeira audição.

Algumas canções deixam bem latente que Metallica e Megadeth dos primórdios são as grandes influências da banda: “Tarde demais”, “Sua Sombra” e “Vai Ser Feliz” vão bem nessa linha – especialmente “Vai Ser Feliz”, ótimo instrumental e ótima letra (“e se não gosta de mim vai ser feliz…”), que encerra o álbum.

Ouvir certos álbuns nesse ano de 2024 trazem certas lembranças de décadas passadas – “Sobreviventes Do Mal” me fez voltar no tempo quando algumas bandas como Korzus e Taurus lançaram músicas com letras em português. Lógico que cantar em inglês não faz um álbum melhor ou pior, mas teve um gostinho especial ouvir o Síndrome K.

Formação:

Lula Souto: baixo e vocal

Pedro Hugo: bateria

Volfer Freire: guitarra

 

Tracklist:

Sobreviventes Do Mal
Nosso Destino
Tarde Demais
Bem-Vindo Ao Caos!
Em Nome De Deus
Instinto Animal
Sua Sombra
O Vazio Da Queda
Barril Dobrado
Vá Ser Feliz