Resenhas

Traction

Vanilla Franco

Avaliação

9.0

Vanilla Franco, o cérebro sônico por trás do frenético e arrojado som alternativo de Joey Quinn, nos presenteia com seu álbum de estreia, ‘Traction’. Originário de Suffolk, Vanilla Franco começou como uma brincadeira interna de Joey, mas rapidamente evoluiu para um projeto musical de uma pessoa só, impulsionado pela energia e paixão de Quinn.

‘Traction’ é uma explosão de indie Alt rock que captura a essência crua e apaixonada do projeto. A primeira faixa, “Building Pressure”, nos leva a uma jornada pulsante com seus riffs de guitarra frenéticos, vocal distorcido, baixo pulsante e batidas enérgicas, estabelecendo imediatamente o tom do álbum.

“Picnic” continua o trabalho, mas dessa vez mais cadenciado e sorrateiro, enquanto “Good Time” nos joga pro lisérgico com seu groove envolvente e vocais desleixados. A jornada sonora continua com “Invisible Boy”, uma faixa que brinca com texturas sonoras e camadas, criando uma atmosfera suja e punk, que prende a atenção do ouvinte.

Em “The Arena” surge mais uma explosão de energia, com  uma introdução poderosa e vocais autoritários que ecoam em todo o espaço, o projeto de Joey são um amálgama de referências – o que deixa a experiência de ouvi-lo muito mais nostálgica e confortável, enquanto “Monkey on a Mission” nos leva em uma viagem mais jovem e alegre, mais uma vez o punk tem espaço junto ao pop indie aqui.

“James Bond” tem uma batida pop e uma guitarra em uma distorção líquida simplesmente hipnotizante, é uma faixa que me lembra muito os ritmos de surf music, enquanto “Planes Trains” nos leva ao ritmo e atmosferas mais altos e graves,o baixo é o instrumento principal dessa faixa contrastando com as demais, as vezes é possível ver referências de post punk no disco – aqui está uma delas.

Por fim, “Learn Something” encerra o álbum de forma magistral, é uma obra-prima indie-rock que encapsula ritmo e sarcasmo de forma única. Simplesmente uma faixa que te faz dançar e com certeza vai te fazer dar replay!

Com sua abordagem única e visceral, Vanilla Franco é um verdadeiro artista na produção musical, Joey Quinn nos brinda com um álbum que é ao mesmo tempo familiar e inovador, um verdadeiro testemunho de sua criatividade e talento. Um trabalho que apresenta a ideologia ousada e caótica, junto com o som denso e peculiar, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária de Vanilla Franco.

Então, se você é fã da explosão de energia e emoção do Indie de bandas como Strokes, Queens of Stone Age, Arctic Monkeys e etc, não hesite em mergulhar no mundo de Vanilla Franco e dar uma chance a “Traction”. Prepare-se para uma jornada sonora envolvente que vai deixar você querendo mais.