Shows

Edu Falaschi visita o passado e empolga público com show nostálgico em São Paulo

Edu Falaschi visita o passado e empolga público com show nostálgico em São Paulo

5 de agosto de 2024


Crédito das fotos: Caike Scheffer

Ninguém discorda que a nostalgia é um sentimento muito poderoso. Apostar na nostalgia é sinônimo de sucesso e isso se comprova com a turnê em celebração aos vinte e um anos do dvd “Rebirth World Tour – Live in São Paulo”, capitaneada por Edu Falaschi, vocalista do Angra na época do lançamento. Com as bandas Storia e Noturnall como atos de abertura, a gira passou no último sábado (3) no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Com ingressos quase esgotados, Falaschi revisitou o passado junto a uma legião de fãs apaixonados.

A primeira banda a subir ao palco foi o grupo Storia. O quarteto apresentou na íntegra seu primeiro EP, “Revenant – The Silver Age”, lançado neste ano, trazendo ao palco do Tokio Marine Hall sua mistura de metal progressivo com power metal. Cheios de energia, Pablo Guillarducci (baixo), Thiago Caeiro (bateria), Gabriel Veloso (guitarra) e Pedro Cavazana (vocal), demonstraram todo seu potencial aos presentes, mesmo que em um show curto. Na sequência, o apresentador e cientista Sérgio Sacani subiu ao palco para apresentar os veteranos da Noturnall. Velho conhecido do público paulista, Thiago Bianchi (vocal) encabeça o grupo acompanhado de Henrique Pucci (bateria) e Saulo Xakol (baixo). Juntos, o trio conta com o talentoso jovem Victor Franco na guitarra. Com quatro discos de estúdio lançados, o setlist teve um foco em seu último lançamento, “Cosmic Redemption”, de 2023, além de clássicos como “No Turn At All” e “Nocturnall Human Side”, junto com um poderoso cover de “Fairy Tale”, com Thiago relembrando sua época como vocalista do Shaman. O cover fez o público cantar em uníssono, arrancando lágrimas dos mais apaixonados. O grupo apresenta em seu show a mesma regra de Malmsteen, onde o “mais é mais”. Em meio à seus exageros, cheio de notas e bons gritos de Bianchi, o grupo agrada quem os acompanha, fazendo o público agitar e animar a todo instante. Durante “Scream For Me”, Bianchi desceu do palco, pulando no meio da galera.

Já às 23h15, com quinze minutos de atraso, os primeiros acordes de “In Excelsis” ecoavam pelo som ambiente da casa, anunciando o início do show. Com “Nova Era”, Edu Falaschi e seu grupo iniciaram, junto com um animado público, a revisitar o dvd que marcou sua entrada no Angra, banda que o lançou mundialmente. A sensação era de estar dentro do dvd que os fãs tanto assistiram. Depois de “Acid Rain”, Edu cumprimentou a todos antes de “Angels Cry”. A clássica “Heroes of Sand”, entoada por todos os presentes, teve “Metal Icarus” na sequência, mas sem ser conectada com a faixa anterior como no show original. Esquecida até mesmo pelo Angra nos dias atuais, “Metal Icarus” contou com vocalista divertindo o público durante sua execução, reproduzindo a “competição de gritos” entre a plateia. Era curioso ver Falaschi reproduzindo, depois de tantos anos, músicas do Angra da época de Andre Matos. Rixas entre os dois vocalistas sempre foram protagonizadas por fãs na internet, porém, ambos sempre tiveram suas qualidades. Edu interpretou muito bem a belíssima “Make Believe”, na sequência da poderosa “Millennium Sun”.

Desde o início de sua carreira solo, Edu sempre foi acompanhado de excelentes músicos. O baterista Jean Gardinalli, que vem acompanhando Falaschi na ausência de Aquiles Priester, deu continuidade ao show com um solo completamente diferente do original de Aquiles, demonstrando toda sua habilidade com as baquetas. Além dele, a dupla de guitarristas Diogo Mafra e Roberto Barros executam, nota por nota, os riffs e clássicos solos compostos por Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, assim como as linhas de baixo de Felipe Andreoli são executadas com classe por Raphael Dafras. Depois da rápida e pesada “Unholy Wars”, que fez o público agitar novamente, o vocalista apresentou sua banda antes de dar início a “Rebirth”, cantada a plenos pulmões por todos. A belíssima “Time” veio na sequência, faixa que deixou claro as dificuldades vocais que Edu possui, hoje mais do que nunca, para executar músicas da fase Andre Matos. Depois de “Running Alone”, foi a vez de “Nothing to Say” e “Carry On”, clássicos absolutos do Angra que também exigiram bastante de sua voz. Assim como no dvd, “The Number of the Beast”, do Iron Maiden, encerrou o set voltado ao show clássico. De presente aos fãs, o grupo executou a “Ultimate Version” de “Pegasus Fantasy”, versão metal gravada por sua banda em celebração aos trinta anos da execução de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, encerrando o show com “Spread Your Fire”, faixa que abre o celebrado álbum “Temple of Shadows”, do Angra.

Aos fãs que assistiram tantas vezes esse DVD histórico na carreira do Angra, poder assistir um show com Edu Falaschi o executando na íntegra, mesmo longe do seu auge vocal, foi uma noite histórica. Faltou apenas Falaschi refazer aquelas falas tão icônicas durante o show original. Mas isso é apenas um detalhe perto da qualidade musical de sua banda e do inegável carisma que o “vocalista loiro” do Angra sempre possuiu. Edu sabe como instigar seu público e um show voltado para um grande clássico como esse é apenas uma pequena demonstração. Inclusive, Falaschi prometeu uma grande novidade para o ano que vem. Nos resta aguardar.

 

SETLIST – STORIA

1 – Memories Of

2 – The Grey Twilight

3 – Rise of the Silver Knights

4 – It’s Treason Then

5 – Revenant

 

SETLIST – NOTURNALL

1 – Try Harder

2 – No Turn At All

3 – Fight the System

4 – Fairy Tale

5 – Cosmic Redemption

6 – Shallow Grave

7 – Reset the Game

8 – Scream! For!! Me!!!

9 – Nocturnall Human Side

 

SETLIST – EDU FALASCHI

1 – In Excelsis; Nova Era

2 – Acid Rain

3 – Angels Cry

4 – Heroes of Sand

5 – Metal Icarus

6 – Millennium Sun

7 – Make Believe

8 – Unholy Wars

9 – Rebirth

10 – Time

11 – Running Alone

12 – Crossing; Nothing to Say

13 – Unfinished Allegro; Carry On

14 – The Number of the Beast

15 – Pegasus Fantasy (Ultimate Version)

16 – Deus le Volt!; Spread Your Fire

Galeria do show