Resenhas

Brainmaze

When Your Demons Come

Avaliação

8.5

Brainmaze, um projeto one man band de metal originária da Bulgária, emerge com seu álbum de estreia ‘When Your Demons Come’, trazendo uma sonoridade crua e direta, que vai agradar especialmente os fãs do estilo mais tradicional do gênero. Idealizada por Ivan Shishkov, a banda entrega uma performance densa e brutal em todas as 11 faixas do álbum, que é totalmente pessoal e feito por Ivan – a ideia, a música, as letras, a fotografia, o design e o financiamento.

A abertura com “Fear” é um convite para o mundo pesado e sombrio de Brainmaze, com riffs pesados e vocais intensos – vai se surpreender quem esperar por guturais. “Spite” mantém o ritmo cadenciado e grave, emulando o som gordo e distorcido do thrash metal europeu. Em “Despair”, o tom melódico mas agressivo ganha força, com vocais mais melódicos e agressivos, o detalhe interessante é de ouvirmos os trastejos dos dedos escorregando nas cordas distorcidas, que criam ruídos agudos e enfatizam ainda mais a violência do som.

“Hatred” continua a brutalidade – e a nítida influência do Exodus. Enquanto ”Uncertainty” abraça riffs mais rítmicos, sendo a canção mais comercial do disco – e a que eu mais gostei. “Disillusion” explode de agressividade e riffs sinuosos que vem e voltam e convidam a todos para bater cabeça. Aqui notamos uma pegada mais death metal melódico e moderno.

A sétima faixa, “Insanity” é uma tempestade sonora, provando que Brainmaze é uma banda para se manter atenção. O artista soube dosar na medida certa o thrash metal oldschool com o tom melódico e moderno. “Envy” o tom agressivo característico do thrash continua, com detalhe aqui para a bateria que tem muita técnica. “Anger” regasta as intro do thrash metal oldschool inspirados por metallica e megadeth.

Para encerrar, “I’m terrified” entrega uma faixa dilacerante, com uma introdução em riffs melódicos, a faixa se apresenta como um encerramento épico, afinal é a faixa mais complexa do disco, com variações rítmicas e um trabalho de solo mais melódico, a faixa é uma explosão de dinamismo sonoro brutal e incontestável. A última faixa, na verdade é um tipo de prelúdio “…” que anuncia um próximo lançamento – e esperamos que seja tão pesado quanto esse.

No entanto, é importante notar que Brainmaze não se aventura muito além dos limites do estilo tradicional de thash metal. O grupo pisa no freio quando o assunto é criar melodias mais inovadoras e não convencionais. Isso resulta em um som que, embora bem executado e fiel às raízes do gênero, não oferece grandes surpresas ou inovação. Mas admitimos que usar a clássica fórmula também é uma boa estratégia, não tem erro em adicionar essa banda em sua playlist.

Para aqueles que são fãs de bandas como Exodus, Pantera, Overkill, Brainmaze oferece exatamente o que se espera: riffs pesados, vocais rasgados e uma atmosfera sombria. Para os apreciadores de thrash metal clássico, ‘When Your Demons Come’ é um prato cheio, mantendo-se fiel aos fundamentos do gênero sem explorar novos territórios sonoros.