Shows

Pentagram conjura o espírito do doom metal na capital paulista

Pentagram conjura o espírito do doom metal na capital paulista

12 de setembro de 2022


Carlos Pupo/Headbangers News

O Pentagram veio tocar pela primeira vez em São Paulo celebrando seus 50 anos de estrada no Hangar 110, região central da Capital, na noite de 11 de Setembro de 2022 com uma energia estrondosa.

Os paulistanos do Grindhouse Hotel fizeram o show de abertura trazendo seu de stoner/grunge que em breve fará uma série de lançamentos pelo selo Abraxas Records. Fizeram um som que casou bem com a “vibe” que já se formava para ver a apresentação principal.

Pentagram, ao lado do Black Sabbath, definiu as raízes do doom metal. Minhas expectativas para esta apresentação eram altas e na verdade, tenho que ser justo, foram muito bem correspondidas. Os fãs já gritavam o nome da banda e o clima ia esquentando, para contrastar com o frio do inverno na cidade.

Bobby Liebling, único membro original, continua cantando muito bem aos 68 anos, com uma energia invejável e seus olhos arregalados e cortantes, que causam arrepios demoníacos. A faixa que abriu o show foi “Run My Course”, seguida de “Starlady”, “Ask No More” e “The Goul”. À esta altura, o público já estava completamente envolvido pela atmosfera sombria e sinistra que consiste o som do grupo.

Os riffs distorcidos de Matt Goldsborough já entravam em nossas pobres almas condenadas com grande estilo. A bateria de Pete Campbell é implacável e junto com as marcações do baixo de Greg Turley criam um asfixiante clima de perdição, de que não há escapatória para nós humanos.

Posso dizer que o Pentagram entregou o que tem de melhor ao vivo, fluindo e escolhendo muito bem o setlist. “Review Your Choices”, ‘Be Forewarned’, ‘Sign Of The Wolf’, e “Dying World’ são canções que obviamente não poderiam ficar de fora (mas é óbvio que outras muito boas acabaram não sendo executadas). Creio que foi muito bem correspondido por parte da plateia, que testemunhou um show digno da história desta banda icônica.

A julgar pelos gritos, pela cantoria em geral e pelos sorrisos gerais após a apresentação, todos terminaram o domingo à noite eufóricos. Sortudos por presenciarem pela primeira vez o Pentagram frente a frente.

Depois de passarem por um longa turnê que passou pelo Equador, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai, eles finalizam sua visita em terras brasileiras no dia 13 de Setembro no Rio de Janeiro e nossa equipe do Headbangers News estará lá para conferir!

Setlist:

Run My Course

Starlady

Ask No More

The Ghoul

Review Your Choices

Be Forewarned

Sign of the Wolf (Pentagram)

When the Screams Come

Petrified

Dying World

Devil’s Playground

Relentless

Bis:

Last Days Here

Forever My Queen (com o final de 20 Buck Spin)

 

Formação:

Bobby Liebling – vocal

Matt Goldsborough – guitarra

Greg Turley – baixo

Pete Campbell – bateria

Hangar110

Data: 11/09/22

Horário: 21h

Rua Rodolfo Miranda, nº 110 - Bom Retiro