Shows

Symphony X comemora 25 anos com perfeição em São Paulo

Symphony X comemora 25 anos com perfeição em São Paulo

1 de agosto de 2022


Symphony X realiza grande performance em São Paulo

Carlos Pupo/Headbangers News

Symphony X realiza grande performance em São Paulo

Voltando ao ritmo normal de shows em São Paulo tivemos no dia 30 de julho de 2022, no ótimo Tokio Marine Hall, a apresentação de Symphony X com sua turnê comemorativa de 25 anos da banda, adiada pela pandemia e consequentemente tendo algumas mudanças, saudáveis (com duplo sentido), no line-up brasileiro, com a entrada de Opus V e Trend Kill Ghosts para a abertura.Opus V, nascida em 2011, não se pode dizer que é nova no cenário e demonstra essa maturidade no seu prog metal forte, intenso e com boa presença de palco e interação com o público. Uma pena que mesmo com um pouco de atraso o público ainda era pequeno durante sua apresentação, porém a banda demonstrou um som condizente com a proposta, com muita personalidade e claras influências das gigantes do prog metal. Algo que me chamou a atenção foi a qualidade do som, muito bem equalizado e com cada instrumento e vocal aparecendo de forma nítida e cristalina, mais uma demonstração de maturidade e qualidade da banda, formada por Dio Lima nos teclados, Paulo Lima no vocal, Miguel Muniz, de 16 anos, na bateria, Tiago “Gigante da Colina” Moreira no baixo e Lucas Araújo na guitarra.

Setlist Opus V:
1. Get Out of My Way
2. Ichthus Factor
3. Universe of Thruths Pt.1
4. Universe of Truths Pt.2
5. Railroad of Faith
6. A New Empire Rise

Galeria de Fotos

Logo após uma rápida preparação do palco a banda Trend Kill Ghosts entrou com sua proposta otimista e confiante de “eliminar seus fantasmas” e “perseguir seus sonhos” evidente em suas letras e com o suporte de um power/melodic metal eficiente, porém sem muitas novidades, lembrando Stratovarius, Gamma Ray e Helloween em alguns momentos, o que de certa forma é obvio. O som estava com muito agudo e sofrível em alguns momentos, porém com segurança e boa presença de palco, principalmente de Nunes, também demonstram maturidade, apesar de ser uma banda de 2018. Destaque para a presença de Karina Menasce da Allen Key em Poisoned Soul, com atuação marcante e mostrando que não é apenas uma promessa. A banda tem Diogo Nunes no vocal, Rogério Oliveira na guitarra, Fábio Carito no baixo e Leandro Tristane na bateria.

Setlist Trend Kill Ghosts:
1. Marching To the Light (intro)
2. Puppets Of Faith
3. When the Sunrise Again
4. Deceivers
5. Prisoners In Our Minds
6. Like Animals
7. Poisoned Soul

Enfim, chegamos à Symphony X. O que escrever sobre uma das maiores bandas de prog metal? Depois de presenciar Dream Theater e Rush ao vivo a expectativa é apenas uma: perfeição. E é exatamente o que a banda entrega: uma apresentação perfeita, com som nítido e grande performance de todos os integrantes. É como ouvir o álbum na melhor qualidade possível. Então, por que assistir ao vivo? Pela interação, diversão e conexão que a banda exerce com o público. Russell Allen é um monstro no palco. Não apenas canta, se movimenta, dança, interage, nos chama a participar e demonstra que tem muito prazer no que faz, principalmente quando o público responde. Enfim, uma mistura de Mick Jagger, David Coverdale e Sidney Magal, até mesmo no figurino e penteado. Enfim, um frontman completo. Além dele temos a cozinha com Jason Rullo, arregaçando a bateria, e Michael LePond no baixo e Michael Pinnella nos teclados e o já sagrado Mike Romeo na guitarra, que dispensa qualquer comentário.
Quanto setlist, que deveria cobrir os 25 anos da banda, tivemos a maioria das músicas de álbuns mais recentes, com a épica Odyssey, de mais de 24 minutos, preenchendo todo o encore, um terço da apresentação, espaço que poderia ser utilizado para mais músicas dos primeiros álbuns, mas durante o show o público cantou tudo a plenos pulmões, mostrando devoção e retribuindo o prazer que a banda demonstra em se apresentar e entregar o que todos esperávamos: perfeição!

Setlist Symphony X:
1. Nevermore
2. Evolution (The Grand Design)
3. Serpent’s Kiss
4. Sea of Lies
5. Without You
6. When All Is Lost
7. Kiss of Fire
8. Run With the Devil
9. Set the World on Fire (The Lie of Lies)
Encore:
10. The Odyssey

 

* Galeria de Fotos: Carlos Pupo/Headbangers News

Tokio Marine Hall

Data: 30/07/22

Horário: 22h

R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo