hbNews

Bar Opinião cede à pressão e cancela show do Mayhem em Porto Alegre

Bar Opinião cede à pressão e cancela show do Mayhem em Porto Alegre

16 de março de 2023


Ester Segarra/Divulgação

O Bar Opinião, em Porto Alegre (RS), anunciou o cancelamento do show da banda de black metal norueguesa Mayhem, marcado para acontecer em suas dependências. A decisão foi tomada após uma enxurrada posts nas redes sociais referentes ao evento.

Entre eles, está um post do deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) que exigia o cancelamento da apresentação da banda agendada para ocorrer no próximo dia 21, terça-feira. O parlamentar afirmou que a presença da banda em solo brasileiro é uma afronta à população, uma vez que há indícios de que o Mayhem possua vínculos com grupos neonazistas. “Parece até piada, mas a banda neonazista norueguesa Mayhem quer fazer show em Porto Alegre, no bar Opinião”, disse Radde, em seu perfil no Twitter.

Segundo a nota oficial emitida pelo Bar Opinião, foram considerados diversos fatores para tomar a decisão, entre eles os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do bar, e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos.

O cancelamento do show da Mayhem causou surpresa entre os fãs da banda, mas o Bar Opinião afirmou que a segurança e o bem-estar de seus frequentadores e funcionários são sua principal prioridade. Todos os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento, e mais informações serão enviadas por e-mail aos compradores.

Mayhem: um resumo da história do grupo

A história da banda Mayhem é marcada por controvérsias, tragédias e eventos sombrios que ajudaram a construir a reputação da banda como uma das mais radicais e polêmicas do gênero black metal.

A Mayhem foi formada em 1984, na cidade de Oslo, Noruega, pelo guitarrista Øystein Aarseth, conhecido pelo apelido de Euronymous, e pelo baixista Jørn Stubberud, apelidado Necrobutcher. A banda passou por várias mudanças na formação e na sonoridade, incorporando elementos do thrash metal e do death metal em seus primeiros álbuns.

Em 1991, a banda sofreu uma grande perda com o suicídio do vocalista Per “Dead” Ohlin. Euronymous, então líder da banda, encontrou o corpo de Dead em sua casa e decidiu fotografá-lo antes de chamar a polícia, gerando ainda mais controvérsia em torno do incidente. O episódio inspirou o álbum “Dawn of the Black Hearts”, lançado posteriormente pela banda.

Pouco tempo depois, em agosto de 1993, Euronymous foi assassinado pelo músico Varg Vikernes, conhecido pelo apelido de Count Grishnackh e líder da banda Burzum. Vikernes foi condenado pelo crime e cumpriu uma pena de 21 anos de prisão.

Apesar desses eventos trágicos, a Mayhem continuou a lançar álbuns e se apresentar ao vivo ao longo das décadas seguintes, se tornando uma das bandas mais influentes do black metal norueguês e ganhando reconhecimento internacional. Hoje, a banda é formada por membros como Necrobutcher, Hellhammer e Attila Csihar, e continua a fazer shows e lançar álbuns.