Notícias

Burke Shelley, cantor e baixista do Budgie morre aos 71 anos

Burke Shelley, vocalista e baixista da banda de hard rock Budgie nos anos 1970, morreu aos 71 anos. Em um post no Facebook nesta segunda-feira (10 de janeiro) atribuído à filha do pioneiro do heavy metal, Ela Shelley, ela escreveu: “É com grande tristeza que anuncio a morte do meu pai, John Burke Shelley. Ele faleceu esta noite enquanto dormia no Heath Hospital em Cardiff, sua cidade natal. Ele tinha 71 anos”.

O comunicado, que também foi atribuído aos outros três filhos do músico – Osian, Dimitri e Nathaniel – não divulgou a causa da morte.

 

 

John Burke Shelley, nascido em 10 de abril de 1950 em Tiger Bay, Cardiff, País de Gales. Shelley formou o Budgie em 1967 com o guitarrista Tony Bourge e o baterista Ray Phillips. Eles lançaram seu álbum de estreia em 1971, e em 1974 alcançaram o Top 30 do Reino Unido com seu quarto álbum In for the Kill!

Impulsionada pela notável voz aguda de Shelley, a banda mesclou o blues com um som galopante de rock pesado ao lado de outras bandas icônicas como Black Sabbath e Led Zeppelin, e ajudou a ser pioneiro no heavy metal que floresceu nos anos 70 e 80. Sua música mais famosa, Breadfan, de Never Turn Your Back on a Friend, de 1973, combinou os dois climas em uma música – foi regravada pelo Metallica e era frequentemente tocada por eles em shows ao vivo, com uma versão incluída em sua compilação Garage Inc. Soundgarden, Van Halen, Megadeth e Iron Maiden também fizeram covers de músicas de Budgie.