hbNews

Enslaved lança single e videoclipe para ‘Sequence – Live’

21 de dezembro de 2023


Hoje é o solstício de inverno no hemisfério norte, um dia muito significativo no calendário pagão, marcando a morte simbólica e o renascimento do sol. Neste lado do mundo, representa a noite mais longa, com os dias gradualmente se iluminando um pouco mais.

Em celebração a este dia especial, o Enslaved está orgulhoso de revelar seu single e videoclipe para ‘Sequence – Live’. A faixa, originalmente do álbum “Utgard”, atinge um novo nível de interpretação ao vivo, pois esta versão foi acompanhada pela banda de rock progressivo psicodélico norueguesa, Shaman Elephant. Esta extraordinária apresentação ocorreu no solstício de inverno de 2021, durante o evento transmitido por streaming ‘The Otherworldly Big Band Experience’.

Ouça o single ‘Sequence – Live’ aqui:
https://enslaved.bfan.link/sequence.ema

‘The Otherworldly Big Band Experience’ foi um show do Enslaved inigualável. Sem dúvida, foi o projeto mais grandioso e audacioso deles, com um cenário caleidoscópico que acompanhou um repertório que abrangeu toda a sua carreira, incluindo músicas que nunca haviam sido tocadas ao vivo.

Enslaved anunciou recentemente uma turnê pela Europa e pelo Reino Unido para a primavera de 2024. Esta série de 16 shows está programada para ocorrer em março, levando a banda a 10 países, na companhia dos britânicos do Post-Hardcore Svalbard e dos norte-americanos Wayfarer.

Os ingressos já estão à venda em: https://enslaved.no/

ENSLAVED – TOUR PELA EUROPA E NO REINO UNIDO 2024
c/ Svalbard + Wayfarer
06/03 – UK  London, Islington Assembly Hall
07/03 – UK  Leeds, Brudenell Social Club
08/03 – UK  Manchester, Club Academy
09/03 – UK  Glasgow, Slay
10/03 – IE   Dublin, Opium
12/03 – NL  Helmond, Cacaofabriek
13/03 – FR  Paris, La Machine
14/03 – CH  Geneva, PTR/l’Usine
15/03 – FR  Montpellier, Victoire 2
16/03 – IT   Milan, Legend
18/03 – CZ  Prague, Futurum
19/03 – AT  Vienna, Szene
21/03 – DE  Cologne, Club Volta
22/03 – DE  Leipzig, Taubchenthal
23/03 – DE  Berlin, Hole44
24/03 – PL  Warsaw, Proxima

Enslaved também foi anunciado em alguns festivais em 2024:

31/07-03/08   NO  Beyond The Gates, Bergen
11/08             UK  Bloodstock Festival, Derby
14/08-17/08   DE  Summer Breeze, Dinkelsbühl

Enslaved recentemente fez seu último show do ano no Damnation Festival, encerrando uma temporada incrível de festivais, com apresentações no Midgardsblot, ArcTanGent, Brutal Assault, Beyond The Gates e no Desertfest Antwerp, além de uma turnê como Co-Headliners pelo Canadá e Estados Unidos ao lado do Insomnium.

A mais recente criação avant-garde do Enslaved, “Heimdal”, foi lançada no início deste ano. Seu décimo sexto trabalho de estúdio é uma comunhão e, ao mesmo tempo, um desvio de suas raízes, marcando três décadas desde seu surgimento na cena do Black Metal norueguesa. É um álbum que aponta para um novo começo e um amanhecer que está além do horizonte. Uma viagem psicodélica através do folclore nórdico, conectando-se com nossos ancestrais e sucessores.

“Heimdal” está disponível para compra e audição aqui:
https://enslaved.bfan.link/heimdal.ema

Sem hesitar, o icônico Enslaved continua sendo um dos elementos mais originais da cena, sendo um dos pilares do metal norueguês. Com a reputação de oferecer um dos melhores shows ao vivo do gênero, nunca deixam de apresentar talento de alta qualidade, sempre fazendo justiça à assinatura de seu som ‘black-prog’. Enslaved foi formado em 1991 por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson, lançando sua primeira demo “Yggdrasill” no verão de 1992. No ano seguinte, lançaram seu lendário mini-álbum “Hordanes Land”, e seu primeiro álbum completo, “Vikingligr Veldi”, que viu a luz na primavera de 1994.

Em 2023, Enslaved é uma banda que está em excelente forma, mais consciente e existencialista do que nunca. Eles estão orgulhosos de carregar a tocha da extraordinária história musical de seu país. Seu material mais recente mostra a banda em seu modo mais criativo e introspectivo, uma combinação letal que tem um potencial incrível, unindo seus primeiros trabalhos com os mais ambiciosos e cativantes até o momento. Uma contradição? A própria vida é uma contradição. E estamos vivos para provar o contrário.

Crédito: Roy Bjørge

Formação:
Ivar Bjørnson | guitarras
Grutle Kjellson | vocais
Arve ‘Ice Dale’ Isdal | guitarras
Håkon Vinje | teclados, vocais limpos
Iver Sandøy | bateria