hbNews

Felipe Machado entrevista o neurocientista Sidarta Ribeiro no podcast De Onde Vêm as Ideias

Felipe Machado entrevista o neurocientista Sidarta Ribeiro no podcast De Onde Vêm as Ideias

29 de fevereiro de 2024


Poucas personalidades brasileiras podem falar sobre o processo criativo com tanta propriedade quanto Sidarta Ribeiro. Ele é o convidado do segundo episódio de De Onde Vêm as Ideias, podcast criado pelo jornalista, músico e escritor Felipe Machado para discutir o processo criativo de profissionais de diversas áreas. “Acho instigante falar sobre criatividade humana nessa época em que todo mundo parece estar mais interessado em se dedicar à inteligência artificial”, diz Machado.

Sidarta Ribeiro afirmou que a criatividade vem das características pessoais. “Cada um de nós é muito particular. Não só temos uma coleção específica de variantes genéticas, mas também a nossa trajetória é única. Construímos ao longo da vida uma série de memórias positivas e negativas que influenciam como reagimos diante do novo”, afirma Sidarta. Ele teme, porém, que a criatividade esteja sendo limitada nos dias de hoje. “Uma coisa que me preocupa na cultura atual é que o espaço para a imaginação está sendo reduzido, porque o estímulo audiovisual é superlativo, frenético e incessante. Isso significa menos tempo para imaginar.”

Assista o episódio com Sidarta Ribeiro:

Sidarta Ribeiro é um dos cientistas mais renomados do País. É mestre em biofísica pela UFRJ, doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller, pós-doutor em neurofisiologia pela Universidade Duke, professor titular de neurociência e fundador do Instituto do Cérebro da UFRN. Publicou mais de cem artigos científicos em periódicos internacionais. É professor e pesquisador da UFRN, onde dirige o laboratório Sono, Sonhos e Memória do Instituto do Cérebro.

De Onde Vêm as Ideias é uma parceria entre a FMLabs, produtora de Machado, e a NGB Produtora, dos sócios Marcos Yukio e Marcos Barros. Os episódios vão ao ar sempre às quintas-feiras, às 10h, em todas as plataformas digitais. A versão em vídeos das entrevistas está disponível no canal de Felipe Machado no Youtube: youtube.com/@felipemachado_.

Felipe Machado / FMLabs

Felipe Machado é jornalista, escritor e músico com uma carreira reconhecida no Brasil e no exterior. É Editor de Cultura da revista ISTOÉ e autor de diversos livros, entre eles ‘Um Lugar Chamado Aqui’, eleito Melhor Livro de 2017 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e ‘Ping Pong – Chinês por um mês’, indicado ao prêmio Jabuti. É fundador e guitarrista da banda de rock VIPER, com quem realizou turnês pelo Japão, Europa, EUA e América do Sul. Como vocalista e compositor, lançou os álbuns ‘FMSolo’ e ‘Primata’. A produtora FMLabs tem como foco projetos de música, conteúdo audiovisual e editorial.

NGB Produtora

Focada na criação de conteúdo audiovisual de alta qualidade, a NGB Produtora é especializada na produção de cursos online, vídeos de treinamento, webinars, material para as redes sociais e podcasts. Com estúdios localizados no bairro do Paraíso, em São Paulo, a companhia fundada em 2015 pelos empresários Marcos Yukio e Marcos Barros atua nas áreas da Educação, Segurança, Consultoria, Sustentabilidade e Mídia. Entre os clientes estão o Colégio Bandeirantes, Escola da Magistratura do Paraná, Faculdade de Medicina da USP, Neuroportal e Bureau Veritas. Como produtor musical, Yukio esteve à frente da Ultra-Sônica Produções, onde trabalhou com artistas como Wanessa Camargo, Sepultura, Andre Matos e Junior Lima, entre outros. Mais informações em ngbprodutora.com.br.