hbNews

Festival Maranhão Open Air 2023 é cancelado

11 de outubro de 2023


A organização do festival Maranhão Open Air 2023 (MOA) anunciou hoje, por meio de um comunicado oficial divulgado em seu perfil no Instagram (@moafestivalslz), o cancelamento do evento que estava programado para acontecer nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

O MOA, que originalmente contava com 32 atrações e tinha a expectativa de reunir fãs de todos os lugares do Brasil, havia passado por uma série de ajustes, incluindo a redução do festival para um único dia, com a participação de 16 bandas, marcado para 21 de outubro (sábado). Contudo, mesmo com essas medidas, a organização justificou que a baixa venda de ingressos antecipados causou o cancelamento.

O comunicado oficial expressa a tentativa de manter o festival de pé, mas, que esses esforços não foram suficientes para assegurar a realização da edição de 2023. A produção ressaltou que a decisão de cancelamento foi tomada considerando as limitações financeiras decorrentes do alto investimento feito até o momento.

Para acalmar os fãs e detentores de ingressos, a organização assegurou que todo o dinheiro de ingresso será devolvido. No entanto, devido às circunstâncias financeiras atuais, a devolução dos ingressos não será imediata. A produção pediu um prazo de 30 dias para iniciar o processo de reembolso.

O cancelamento do Festival Maranhão Open Air 2023 inevitavelmente traz à memória o fracasso ocorrido há 11 anos, quando o evento, conhecido como ‘Metal Open Air’, enfrentou cancelamentos de muitas bandas, reclamações sobre a infraestrutura e resultou em frustração para grande parte do público. Naquela ocasião, em 2012, com exceção do Megadeth, todas as principais atrações internacionais cancelaram suas apresentações.

No ano passado, em 2022, o evento ocorreu com a ausência de sete das 24 atrações originalmente anunciadas, o que demonstra os desafios contínuos enfrentados pela organização do MOA.

O cancelamento do MOA em 2023 é, sem dúvida, uma notícia decepcionante para os fãs, causando de vez dúvidas sobre uma edição futura do festival. A região do Nordeste é conhecida por abrigar bandas excepcionais e uma base de fãs incrivelmente apaixonada. Os nordestinos merecem um grande festival que celebre sua riqueza musical e sua cultura únicas. Esperamos que no futuro surjam oportunidades para atender a essa demanda e proporcionar um festival memorável para todos os headbangers locais.