hbNews

Fibonattis fala de pandemia, futebol e relacionamentos no novo disco

Fibonattis fala de pandemia, futebol e relacionamentos no novo disco

21 de agosto de 2022


Uilian Hércules/Divulgação

Maturidade e evolução sintetizam o novo disco do quarteto punk rock Fibonattis, ‘Cidade Mórbida’, que chega nas principais plataformas de streaming pelo selo Repetente Records, o selo administrado e criado por Badauí, Phil Fargnoli e Ali Zaher, todos eles músicos do CPM 22. A distribuição digital é da Ditto Music.

Ouça o disco aqui: https://ditto.fm/cidade-morbida-fibonattis.

Cidade Mórbida, o segundo álbum na perseverante carreira da banda de Francisco Morato (Grande São Paulo), como sugere o nome, é um registro sóbrio, com temas sérios e pertinentes ao duro cotidiano de muitos brasileiros. Tem a ver com o momento em que foi composto, praticamente por completo durante a pandemia.

Os assuntos são diversos, sobre rotina, relacionamento, desigualdade social, pandemia, futebol, entre outros.

No entanto, a sonoridade é menos densa que as elaboradas letras e apresenta o característico enérgico punk/street rock da Fibonattis, com melodias cativantes e refrões marcantes, para sair cantando junto desde o primeiro ‘play’ em ‘Cidade Mórbida’.

E, de certa forma, o título do disco é um norte para as músicas. “Nunca mais” fala sobre aquele período que todos enfrentamos no começo de 202, aflitos com o número de mortos aumentando devido à Covid-19 e diversos lugares fechando, vendo quase incrédulos e pela primeira vez uma cidade como São Paulo, pela primeira vez, ‘dormir’, como uma metrópole mórbida.

Já a música “Jonhhy e Joana” mostra um lado mais descontraído do disco. A letra traz uma compilação de fatos ocorridos nos relacionamentos de cada integrante da banda e suas perspectivas mulheres. A ideia era mostrar que independente das diferenças e desavenças que qualquer relacionamento tem, Jonhhy não vive sem Joana e vice versa.

A voz de Joana ficou por conta de Judyxxx, vocalista e guitarrista da banda “Judy and the Outsiders”.

Destaque também para a faixa “Velha seleção”, uma mistura de nostalgia e crítica a seleção brasileira, ao lado de “Não se rompe”, além da regravação de “Jura Eterna”, são as canções futebolísticas do disco.

O álbum também conta com a composição de Christian Targa, vulgo Gordo, das bandas O Preço, Surf Aliens e ex-Blind Pigs, na música “Singelos votos”, além de Alberto Rinaldi na faixa “Cidade Mórbida”.

O disco foi gravado entre fevereiro de 2020 até maio de 2021 em Campo Limpo Paulista, produzido pelo Windi Ribeiro em parceria com a própria banda.

Além de estar no streaming pela Repetente Records, Cidade Mórbida ganhará uma versão LP (vinil) pelos selos Neves Records e Detona Records.

Ficha técnica

Álbum gravado entre Fevereiro de 2020 até Agosto de 2021 em Windi Estúdio.

Mixado e Masterizado entre Setembro e outubro de 2021.

Mixagem e Masterização : Windi Ribeiro

Fibonattis

A Fibonattis foi fundada em 2014 no subúrbio de São Paulo, na cidade de Francisco Morato. As influências da banda vão desde o Punk Rock do meados de 1977, Street punk ao Bubllegun.

As letras na maioria das vezes, retratam a realidade e experiências do cotidiano vividas pelos próprios integrantes, seja em alguns momentos de forma crítica, ou em outros algo mais descontraído, mas sempre natural e verdadeiro, Futebol, amizade e cerveja também são temas presentes.

O Álbum de estreia saiu em 2016, autointitulado Fibonattis, que colocou a banda no cenário do underground paulistano com canções como “Velhos Trapos”, “Sempre estarão”, “Mosca de Bar”, entre outras.

O debute foi lançado no formato CD na época pelas gravadoras The Firm Records e “Efeito Colateral Records. Em 2021 ganhou uma versão no formato de Vinil 12, relançado pela gravadora Neves Records.

O lançamento seguinte foi um split com a banda inglesa “Wolf bites boy”. Lançado em 2017, “Street United (Morato and Stoke)” traz cinco faixas inéditas de cada banda, além de um fazendo cover da outra.

Ainda em 2017, a banda participa da coletânea “Para Incomodar Vol 2” com uma versão de “Velhos Trapos”. A coletânea de street punk foi idealizada por Henrike Balíu (Ex-Blind Pigs e atual Armada)

Em 2018, a Fibonattis mais uma vez dividiria um álbum com ingleses, dessa vez em um disco formato 7″, com a faixa “Mídias sociais”. A música ganhou um vídeo clipe oficial. Além da Fibonattis, estão presentes na coletânea as bandas Drongos for Europe, Resistance 77 e a outra brasileira, Subalternos.

Em 7 anos de banda, a Fibonattis já se apresentou em palcos emblemáticos como o Hangar 110, Espaço Som e até mesmo o extinto “Inferno Club”.

Fibonattis é:

Junior (Guitarra, voz)
Marlon ( Guitarra , voz)
Flávio (Baixo)
Gilson (Bateria)

Fibonattis nas redes
www.instagram.com/fibonattis