hbNews

Gangrena Gasosa: integrantes produzem série Art Macumba

Gangrena Gasosa: integrantes produzem série Art Macumba

26 de agosto de 2021


As letras das músicas da Gangrena Gasosa são um fator determinante em sua obra, rotulada como Saravá Metal por usarem elementos afro-brasileiros e da umbanda mescladas ao peso do metal e hardcore. Atualmente a banda trabalha com o propósito de celebrar esta cultura e trazer a normalidade para o tema.

Demonstrando o comprometimento com este conceito, a percussionista Ge Vasconcelos iniciou a produção de uma série de vídeos chamada Art Macumba, no qual apresenta alguns dos principais toques de atabaque usados nos terreiros de umbanda e candomblé, além de falar sobre álbuns de pontos.

O primeiro capítulo conta com filmagem de Diego Padilha, o Exu Tranca-Rua, baixista da Gangrena Gasosa, e participação especial do Ogã Davi D´Oxóssi, que fala sobre o toque NAGÔ e apresenta o álbum “Na Gira dos Caboclos”. A gravação foi realizada no Cantinho da Vovó Maria Romana, bairro Del Castilho, no Rio de Janeiro.

A série foi financiada com recursos da lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. A idealizadora do projeto, Ge comenta a inspiração para iniciar o canal: “O canal é dedicado a albuns antigos e raros de pontos. Assim que entrei pra banda, tive curiosidade de ouvir esse tipo de som, mas tive dificuldade pra encontrar de forma organizada na internet. Então resolvi eu mesma organizar”.

O Art Macumba angariou milhares de seguidores, se aproximando dos 10 mil inscritos e somando milhões de visualizações. Sobre a atual série, Ge adiciona: “Fiz questão que fosse feito por uma pessoa preta, então convidei o Davi, que é ogã. Nos conhecemos no teste pra Omulu da Gangrena Gasosa. Ele inclusive é frequentador do terreiro que a gente gravou”. O trabalho desenvolvido resgata e celebra a cultura brasileira: “Eu me sinto na obrigação de retribuir alguma coisa à comunidade, devido ao meu trabalho com a banda”, conclui Ge.

A personagem Maria Mulambo, percussionista da Gangrena Gasosa, é incorporada por Ge Vasconcelos, também ativa movimentadora cultural. Estudante de Produção Musical, fundadora da Borda e membro do coletivo de bateristas Hi Hat Girls, entrou no grupo em 2009. Como produtora, organizou eventos como a “Noite do Descarrego” e “Kizila Fest”, as festas de fim de ano da Gangrena Gasosa.

Se inscreva e ative as notificações para acompanhar: https://www.youtube.com/ArtMacumba.

Instagram: https://www.instagram.com/artmacumba
Facebook: https://www.facebook.com/artmacumba

A Gangrena Gasosa segue seus trabalhos em outras frentes, participando de debates e entrevistas em diversos veículos, e integrando o cast de vários festivais online. O grupo, que tem como mais recentes lançamentos os singles “Coió” e “Kizila” (2020), é a única banda de Saravá Metal do mundo.

Gangrena Gasosa: https://gangrenagasosa.com.br