hbNews

Matakabra lança single de ‘Drama da Realidade’ no dia 19 de agosto

Matakabra lança single de ‘Drama da Realidade’ no dia 19 de agosto

12 de agosto de 2022


Bruno Cavalcanti/Divulgação

Com maturidade, nova música da banda de metal recifense faz referência à precarização das relações de trabalho na atualidade

A desigualdade social brasileira, num momento em que cada vez mais se tira direitos dos trabalhadores, é apenas um ponto de partida na densa e pesada estrutura de ‘Drama da Realidade’, a nova música da banda de metal recifense Matakabra. O lançamento nas plataformas de streaming acontece no dia 19 de agosto.

Faça aqui o pre-save: https://onerpm.link/911665165701.

‘Drama da Realidade’ evoca reflexões e pesares da Matakabra e de milhões de brasileiro sobre o 1º de Maio, alçado como o Dia do Trabalhador.

Esta é a música mais madura da banda, tanto em relação às letras como na musicalidade, em que o seminal peso ganha contornos soturnos, dilacerantes e envolventes, do death metal ao metalcore, tudo que o tema exige, tão pertinente e urgente ao Brasil.

Foi ainda no contexto deste single que a Matakabra, enquanto uma banda formada por músicos pernambucanos, resgatam a contestação do manguebeat, um movimento que surgiu no estado e até hoje é relevante ao rock nacional como música com conteúdo e fúria.

Na análise da Matakabra, a vida do trabalhador brasileiro nos últimos anos é uma repetição mortífera de abusos, descasos e injúrias. É uma rotina infernal capaz de sugar até a última gota de sangue e suor – sem trégua para melhores condições.

Mas ‘Drama da Realidade’ não é somente sobre apontar o dedo para o problema, é um manifesto para que a sociedade olhe para a situação em busca de uma reação coletiva.

O Matakabra fala um pouco sobre a música e a expectativa do lançamento.

“Esse lançamento pauta uma discussão que todo mundo se identifica por compartilhar um sentimento semelhante. Somos cada vez mais explorados ao mesmo tempo que estamos cada vez mais isolados. Falar sobre isso é uma forma de sair da inércia e ao colocar em palavras a insatisfação produzir condições de uma mudança. A arte é essencial não apenas pelo efeito de catarse, mas por promover formas de reflexão e elaboração. Faz parte da história cultural daqui esse tipo de crítica e manifesto. Apostamos nisso também”.

Mais informações: https://www.instagram.com/matakabra