hbNews

Memory Remains: Doro – 2 anos do EP “Backstage to Heaven”, lançado no dia internacional da mulher

Memory Remains: Doro – 2 anos do EP “Backstage to Heaven”, lançado no dia internacional da mulher

8 de março de 2021


O Memory Remains desta segunda-feira é uma edição especial do dia internacional da mulher: e não poderíamos escolher um play de uma mulher que pode perfeitamente representar todas as mulheres do Rock e do Heavy Metal: Doro Pesch, a nossa diva, a Metal Queen.

Não é comum abordarmos aniversários de EPs, mas a data pede por ser o dia em que se chama atenção para a importância da mulher na sociedade. O dia da mulher é todo dia, mas parece que tem marmanjo que ainda não se atentou para isso, uma vez que a cada dia, muitas mulheres sofrem com abusos, feminicídio e todo tipo de violência que precisa ser erradicado com toda urgência.

Então vamos falar de “Backstage to Heaven”, esse pequeno lançamento que a nossa rainha soltou há dois anos atrás, quando a humanidade sequer cogitava existir uma pandemia que iria ceifar vidas em todo o planeta. Lançado pela Nuclear Blast apenas em Vinil, no formato físico, limitado a mil cópias, sendo 700 na cor azul e 300 vermelho, o leitor pode conferir a versão digital, facilmente acessível nas plataformas de streaming. A data de lançamento deste EP coincidiu com o início da turnê de Doro pela Europa.

Como se trata de um EP, é bem curto e temos 4 músicas, sendo duas inéditas e duas gravadas ao vivo: vamos colocar para rolar e dissertar sobre cada uma delas. A faixa título abre o pequeno trabalho e é um Hard ‘n’ Heavy muito bem tocado e contagiante. O mais interessante é que no meio ele tem a participação do saxofonista Helger Schneider, onde a música ganha contornos jazzisticos. E claro, a voz da rainha do metal abrilhantando tudo.

Jochen Rolfes/Nuclear Blast Records

Heartbroken” tem um clima muito bom, combinando um relativo peso com melodia. Uma música que conquista os ouvidos até mesmo de quem não é familiarizado com o estilo. Um solo que beira a perfeição com muito feeling, protagonizado por outro convidado especial: Dough Aldrich.

Virando a bolacha, mais duas músicas: as já conhecidas “Blood, Sweat and Rock ‘n’ Roll” e “If I Can’t Have You – No One Will”, tiradas de apresentações ao vivo e mostram a capacidade que Doro tem de fazer um som que mostra porque ela é o que é. A primeira faixa é de uma energia incrível, já a segunda tem uma pequena perda na qualidade na gravação, mas o que vale é sentir a força que essa mulher tem de levantar multidões, como ela sempre fez. Johan Hegg, do Amon Amarth empresta seu talento nesta última faixa, fazendo um dueto com a loira.

E depois de quatro músicas temos um aperitivo do que essa cantora maravilhosa é capaz de nos apresentar. E lembrar dos dois anos deste play é uma forma nossa de homenagear você, mulher, que de alguma forma faz parte da cena Rock and Roll/ Heavy Metal, seja tocando em alguma banda, trabalhando na imprensa, ajudando a divulgar o trabalho das bandas em geral ou se você é uma fã que acompanha os trabalhos de suas bandas favoritas e que lê a HEADBANGERS NEWS para se manter atualizada sobre as notícias ou que lê nosso quadro Memory Remains, que sempre traz um disco importante que completa mais um ano de lançamento.

Para os homens, fica a dica: mulher na cena, quanto mais, melhor. Além de ficar mais bonita, dá a elas o espaço que elas precisam e merecem. Ainda é pequeno, mas a torcida é para que elas estejam cada vez mais ocupando não só espaços no mundo da música pesada, mas em todos os setores da sociedade. Claro que há o headbanger machão que além de não gostar, ainda desdenha das gurias, mas batem continência para fascista que faz sinal de arminha com o dedo, mas para infelicidade destes, a mulherada vai vencendo essa batalha.

E com esse texto dos dois anos do EP “Backstage to Heaven”, que prestamos uma homenagem justa não só para Doro Pesch, mas às mulheres de maneira geral. Por mais Doros, por mais Prikas Amaral, por mais Simones Simons, por mais Cristinas Scabbia, etc… Feliz dia internacional da mulher. Longa vida à vocês. Não somos nada sem vocês por perto.

Backstage to Heaven – Doro

Data de lançamento – 08/03/2019

Gravadora – Nuclear Blast

Faixas:

01 – Backstage to Heaven

02 – Heartbroken

03 – Blood, Sweat and Rock ‘n’ Roll (ao vivo)

04 – If I Can’t Have You – No One Will (ao vivo)

Formação:

Doro Pesch – vocal

Nick Mitchell – baixo

Johnny Dee – bateria

Luca Princiotta – guitarra

Bas Maas – guitarra