hbNews

Memory Remains: Judas Priest – 39 anos de “Screaming for Vengeance” e a influência para as nais diversas vertentes do Metal

Memory Remains: Judas Priest – 39 anos de “Screaming for Vengeance” e a influência para as nais diversas vertentes do Metal

17 de julho de 2021


Em 17 de julho de 1982, era lançado “Screaming for Vengeance”, o oitavo disco do Judas Priest. E o aniversariante de hoje tornou-se o álbum de maior sucesso comercial do quinteto britânico. Foram mais de dois milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. Essa pérola é tema do nosso Memory Remains deste sábado.

Apenas sete meses após o lançamento de “Point of Entry”, o antecessor do nosso homenageado, a banda entraria em estúdio, em meio a turnê que foi batizada de “World Wide Blitz Tour”. E todos viajaram paa Ibiza, na companhia do produtor Tom Allom, onde gravaram, no “Ibiza Sound Studio”, o álbum, que no primeiro momento se chamaria apenas “Vengeance”. Eles retornaram para cumprir as datas da turnê, porém, em janeiro de 1982, ainda não estavam satisfeitos com os resultados das gravações e resolveram refazer tudo, substituindo algumas músicas já gravadas por outras que foram compostas depois da primeira sessão de gravações.

Em abril de 1982, o material gravado atravessou o atlântico para ser mixado no “Beejay Recording Studio”, em Orlando, Flórida. Em entrevista à época, Glenn Tipton disse que a banda optou por substituir cinco músicas. Aspas para o guitarrista:

“Haviam escrito cinco melhores do que as que foram previamente gravadas”.

Em julho do mesmo ano, o disco estava à disposição de todos. Vamos então destrinchar as dez faixas presentes neste petardo.

A breve intro “The Hellion” e seu clima épico é a ponte para um dos maiores clássicos da banda: “Electric Eye” e suas lindas passagens de guitarra. Essa música eu conheci através de um cover que o Helloween fez e corri para conhecer a original. “Riding on the Wind” traz o melhor que a NWOBHM pode nos oferecer. E o Judas é autoridade neste estilo. E a dupla Glenn Tipton e KK. Dowing dá conta do recado, tanto nas bases, quanto nos solos.

Bloodstone” é mais puxada pro Hard Rock e é bem tocado e tem bastante peso. Já “(Take These) Chains” tem uma veia setentista, uma música densa. “Pain and Pleasure” é um Glam Rock bem executado, com bons riffs. E quem está ouvindo no vinil precisará virar o lado da bolacha.

Abrindo o lado B, o Metal volta com tudo na poderosa faixa título, em que o espetáculo é por conta do Metal God e seus agudos sensacionais. Em “You’ve Got Another Thing Comin‘”, o Hard Rock retorna e aqui temos uma música muito boa, que podemos incluir em um top 3 deste play. Os riffs aqui são maravilhosos.

Fever” traz novamente o Glam Rock, sendo está também um dos bons momentos deste play. E “Devil’s Child” encerra o play com um Hard Rock que o ouvinte desavisado pode achar que é o AC/DC com Rob Halford no vocal. Belo som.

Trinta e oito minutos do mais puro Heavy Metal e temos um álbum que nasceu clássico. “You’ve Got Another Thing Comin‘” foi lançada como single e também teve videoclipe. Esta música alcançou a posição de número 66 na “UK Singles Chart”, a 4ª na “Mainstream Rock Tracks” e a 69ª posição na “Billboard Hot 100”, sendo o único single do Judas Priest que figurou nas listas do famoso chart estadunidense. A clássica “Electric Eye” também figurou na “Mainstream Rock Tracks” e chegou a 38ª posição.

A banda saiu em turnê para divulgar este disco em agosto de 1982, que foi batizada de “Vengeance World Tour”, em que a banda tocou por cerca de sete meses, acompanhada de bandas como Iron Maiden, Uriah Heep, Krokus, entre outras. Em 2001, “Screaming for Vengeance” foi relançado com duas faixas bônus: “Prisoner of Your Eyes” e “Devil’s Child”. A primeira foi gravada durantes as sessões do álbum “Turbo” (1985) e a segunda é uma versão ao vivo gravada durante uma apresentação no Tennessee, em 1982,

Em 2012, para comemorar os 30 anos de lançamento, o play foi relançado com mais quatro faixas ao vivo, todas gravadas em uma apresentação em San Antonio, no ano de 1982, além das duas faixas que já haviam sido incluidas no relançamento de 2001.

Screaming for Vengeance” recebeu dois discos de platina nos Estados Unidos pelas vendas. E teve um bom desempenho nos charts ao redor do mundo: 11º lugar no Reino Unido, 17º na “Billboard 200”, 14º na Suécia e 26º na Noruega. E músicas deste play foram regravadas ao longo dos anos, como por exemplo: “Electric Eye” , ganhou versões de bandas como Helloween, Godsmack, Benediction, As I Lay Dying; “Screaming for Vengeance” foi homenageada por Sepultura, Iced Earth e Virgin Steele, além da faixa “You’ve Got Another Thing Comin‘”, que foi regravada pela Metal Queen, a maravilhosa Doro Pesch e também pelo  Vital Remains.

Por tudo isso, esse álbum merece e muito todos os confetes. O Judas Priest é uma instituição do Heavy Metal. Assim como o disco de hoje é um clássico indiscutível do estilo e como tal se faz item obrigatório em qualquer coleção de um headbanger, É por isso que desejamos uma longa vida a este quinteto; Logo logo estaremos todos vacinados e poderemos ver os reis da NWOBHM em ação novamente.

Screaming for Vengeance – Judas Priest
Data de lançamento – 17/07/1982
Gravadora – CBS

Faixas:
01 – The Hellion
02 – Electric Eye
03 – Riding on the Wind
04 – Bloodstone
05 – (Take These) Chains
06 – Pain and Pleasure
07 – Screaming for Vengeance
08 – You’ve Got Another Thing Comin‘
09 – Fever
10 – Devil’s Child

Formação:
Rob Halford – Vocal
GlennTipton – Guitarra
KK. Dowing – Guitarra
Ian Hill – Baixo
Dave Holland – Bateria