Notícias

Memory Remains: The Jimi Hendrix Experience – 55 anos de “Are You Experienced” e uma das melhores estreias da história

Em 12 de maio, há exatos 55 anos atrás, o supergrupo The Jimi Hendrix Experience lançava o seu álbum de estreia, “Are You Experienced”, que é tema do nosso Memory Remains desta quinta-feira de TBT. Vamos contar um pouco da história deste que é considerado um dos maiores álbuns de estreia de todos os tempos.

Em 1966, Hendrix ganhava a vida tocando sua guitarra pela cena R&B, como músico se apoio. Ele foi apresentado a Chas Chandler, recém saído do The Animals, que por sua vez, estava querendo gerenciar artistas. O ex-gerente do The Animals, Michael Jeffery entrou em ação e os três assinaram um contrato para que o maior guitarrista de história lançasse seu disco de estreia. Com contrato assinado, Hendrix voou para Londres e iniciou se a busca pelos demais membros que formariam este grupo.

Após receitarem o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell, era hora da busca por uma gravadora. A Decca Records rejeitou assinar com o grupo, fato que deve ter gerado um arrependimento aos executivos do selo. Eles então assinaram com a Track, uma gravadora recém formada por Kit Lambert e Chris Stamp, gerentes do The Who. O álbum foi gravado entre os meses de outubro de 1966 e abril de 1967. Foram utilizadas 16 sessões em três estúdios de Londres: De Lane Lea Studios, CBS e Olympic.

O álbum foi lançado nos Estados Unidos somente em 23 de agosto de 1967, com algumas diferenças no tracklisting em relação as músicas do lançamento original. Ambas as versões contém onze faixas, porém quatro destas foram substituídas entre um lançamento e o outro: na versão americana, “Can You See me“, “Remember” e “Red House” deram lugar para as clássicas “Purple Haze” e “Hey Joe“, além de “The Wind Cries Mary“. Anos mais tarde, uma versão foi lançada com todas as músicas lançadas em ambas as versões e com bônus tracks.

Musicalmente, o álbum traz uma gama de estilos, que vão do Rock Psicodélico ao Jazz, passeando pelo Funk, Soul, Blues, mas sempre tendo o Rock como estilo predominante. Músicas como as já citadas “Purple Haze” e “Hey Joe“, além de “Foxy Lady” e “Fire” entraram para o rol das músicas mais famosas da carreira de Jimi Hendrix, que bem acompanhado, fez um disco que beira a perfeição. A produção foi assinada por Chas Chandler.

O disco foi um sucesso comercial e de crítica, vendendo mais de um milhão de cópias sete meses depois do seu lançamento. Foi certificado com Disco de Ouro na Itália e no Reino Unido e disco de Platina nos Estados Unidos. Nos charts mundo afora, o aniversariante do dia ficou em 2° no Reino Unido, 3° na Noruega, 5° na “Billboard 200“, 15° no Canadá e 17° na Alemanha. A revista “Rolling Stone” elaborou uma lista com os “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos“, na qual o álbum ocupa a 30ª posição. Em outra lista, a dos “Melhores Álbuns de Estreia de Todos os Tempos“, colocando-o na honrosa 3ª posição. No ano de 2013, a revista “Mojo” elegeu o álbum como o melhor álbum de guitarra de todos os tempos.

As músicas também receberam menções honrosas. A mesma “Rolling Stone” compilou uma lista das “500 Maiores Músicas de Todos os Tempos” , onde quatro caixas figuram: “Purple Haze” (17°}, “Foxy Lady” (153°}, “Hey Joe” (201°} e “The Wind Cries Mary” (379°}. O play é um dos figurantes do famoso livro “Os 1001 Discos Que Você Precisa Ouvir Antes de Morrer“.

Anos depois, o pai de Jimi Hendrix, Al Hendrix, recuperou os direitos autorais das músicas de seu filho e relançou mundialmente “Are You Experienced” através da Universal, mantendo a ordem das músicas de cada versão e incluindo as músicas que ficaram de fora. É realmente uma baita estreia e merece ser celebrado, pois aqui temos a pedra fundamental da carteira deste cara que revolucionou a guitarra e que infelizmente nos deixou tão cedo, aos 27 anos. Vamos botar a bolacha para rolar e curtir essa verdadeira viagem psicodélica, que está perpetuada na história da música.⊥

Are You Experienced – The Jimi Hendrix Experience

Data de lançamento – 12/05/1967

Gravadora – Track Records

Faixas (versão estadunidense):

01 – Purple Haze

02 – Manic Depression

03 – Hey Joe

04 – Love or Confusion

05 – May This Be Love

06 – I Don’t Live Today

07 – The Wind Cries Mary

08 – Fire

09 – Third Stone From the Sun

10 – Foxy Lady

11 – Are You Experienced?

12 – Stone Free

13 – 51th Anniversary

14 – Highway Chile

15 – Can You See me

16 – Remember

17 – Red House

Formação:

Jimi Hendrix – guitarra/ vocal/ piano

Noel Redding – baixo

Mitch Mitchell – bateria