hbNews

Organoclorados lança lyric video de ‘Entroncamento Inusitado’, faixa traz atmosfera pós-punk/new wave

Organoclorados lança lyric video de ‘Entroncamento Inusitado’, faixa traz atmosfera pós-punk/new wave

12 de agosto de 2022


Na esteira das ações para promover o álbum Saudade da Razão, recém-lançado em março/2022, a Organoclorados lança o lyrics clipe da canção Entroncamento Inusitado em seu canal oficial no YouTube.

O lyrics vídeo (vídeo de/com letras) é uma fórmula bastante utilizada por artistas do mundo inteiro e de diversos gêneros, para promover uma música e quando desejam salientar a letra. Além de divulgar sua obra musical, o artista tenta dessa maneira uma conexão adicional com seus fãs e a audiência em geral. Outros vídeos desse tipo para músicas da banda estão disponíveis no YouTube, alguns produzidos também pela Casa dos Ventos, inclusive para outras faixas do álbum Saudade da Razão (Poesia Mortal e Diante de Tudo).

Entroncamento Inusitado é uma balada feita para contar o final da história de um encontro inesperado, um cruzamento improvável de estradas de vida. O processamento da fórmula parte de um substrato pós-punk/new wave, com a adição de elementos um tanto inusitados desde o registro vocal, passando por sonoridades de bandoneon e guitarras que imitam trinados de bandolim tocando fado, conferem um toque diferenciado à linha sonora que a banda vem produzindo.

A letra mescla filosofia, referências astrofísicas e as poesias de Antero de Quental e Fernando Pessoa numa atmosfera muitas vezes psicodélica. Especialmente para essa produção, a Casa dos Ventos identificou na veia poética e na ambientação musical da canção um potencial para refinar o conceito de lyrics vídeo e adotar uma abordagem próxima de um videoclipe. Por seu lado, a banda aprovou a proposta e deixou a equipe da produtora livre para a criação e edição do vídeo. Como resultado, além do destaque natural para os versos, as cenas ilustram a temática central da canção com base num roteiro afinado à história, ousando acrescentar interpretações despretensiosas de personagens.

Para marcar o lançamento, dias antes de estar disponível no YouTube, a banda realizou uma exibição em pré-estreia exclusiva para o público que esteve presente num dos shows que promovem o álbum Saudade da Razão.