hbNews

Robert Plant & Alison Krauss se unem novamente em “Raise The Roof”

Robert Plant & Alison Krauss se unem novamente em “Raise The Roof”

14 de agosto de 2021


Hoje, Robert Plant e Alison Krauss anunciaram o lançamento de seu próximo álbum, “Raise The Roof”, que sairá no dia 19 de novembro pela Warner Music. O anúncio surpresa traz o membro do hall da fama do rock’n’roll Robert Plant e a 27 vezes ganhadora do Grammy Krauss reunidos após 14 anos, seguindo o sucesso histórico de sua primeira colaboração “Raising Sand” (2007), que atingiu o segundo lugar no chart oficial do Reino Unido, atingiu o multiplatina em termos de vendas e foi premiado com seis Grammy Awards, incluindo o de álbum e o de gravação do ano. O single “Can’t Let Go”, já está disponível em todas as plataformas digitais.

Como seu predecessor, “Raise The Roof” foi produzido por T Bone Burnett, que trabalhou com Plant e Krauss para expandir sua colaboração e se aventurar por novas direções, acompanhados pelo baterista Jay Bellerose, pelos violonistas Marc Ribot, David Hidalgo, Bill Frisell eBuddy Miller, pelos baixistas Dennis Crouch e Viktor Krauss, pelo guitarrista pedal steel Russ Pahl, entre outros.

O álbum apresenta doze novas gravações de canções de lendas e heróis desconhecidos como Merle Haggard, Allen Toussaint, The Everly Brothers, Anne Briggs, Geeshie Wiley, Bert Jansch, entre outros. Outro destaque é uma parceria inédita de Plant e Burnett, “High and Lonesome.”

As canções selecionadas para “Raise The Roof” revelam alternadamente influências de raízes profundas e de contemporaneidades. Nesse sentido, Robert Plant é um dos melhores em apresentar as tradições do folk inglês que ele ama desde sua adolescência, enquanto Krauss menciona a audição de “Quattro (Worlds Drift In)”, do grupo americano Calexico, como “o momento em que eu soube que nós faríamos outro álbum”.

“Nós queríamos fazer diferente”, completa Krauss. “Nós trouxemos outras pessoas, outras personalidades se somaram à banda, e retornar ao estúdio trouxe um novo intimismo às harmonias”.

Plant completa: “Você ouve algo e então você pensa ‘Cara, ouve aquela música, nós temos que cantá-la!’” É realmente um descanso, como férias — o lugar perfeito para ir que você menos esperava encontrar”.

Lançado em 2007, Raising Sand é um dos mais adorados e aclamados álbuns do século 21. Além de ter ganhado todos os seis Grammy Awards para os quais foi indicado, também recebeu o certificado de dupla platina no Reino Unido por suas vendas.