hbNews

Ruína lança EP ‘Transfigurar’ com proposta imersiva

Ruína lança EP ‘Transfigurar’ com proposta imersiva

13 de fevereiro de 2021


Ruína é uma banda de Crust Hardcore e Sludge Metal de Recife, Pernambuco. Além das influências diretas da música extrema, o trio abusa da experimentação para criar texturas sonoras, usando elementos de música eletrônica, noise e industrial em suas composições.

O recém lançado EP “Transfigurar” marca o momento de transição da banda. Com uma nova configuração na formação, o grupo partiu em busca de uma nova proposta musical e um redirecionamento artístico. “Transfigurar” é o primeiro registro dessa mudança –
uma tentativa de trazer a energia dos palcos para um trabalho de estúdio.

O novo EP, primeiro trabalho auto-produzido pelo grupo recifense, traz conceitos de transformação constante e inerentes à vida, assim como as dores e sacrifícios envolvidos nesses momentos. O disco, que foi concebido e produzido durante a pandemia de COVID-19, foi majoritariamente feito à distância.

Em conjunto com o EP, o grupo também disponibilizou no YouTube uma versão visual do álbum, a fim de expandir a experiência e imersão do trabalho.

Formada em meados de 2017, a banda circulou bastante pelas principais cidades da região Nordeste em várias excursões. Ao longo desses quase quatro anos, o grupo participou de festivais e dividiu os palcos com nomes como Brujeria (México), Ratos de Porão, Facada, Surra e Test.