hbNews

Sepultura: Andreas Kisser afirma que a ruptura entre Max e a banda aconteceria de qualquer jeito

Sepultura: Andreas Kisser afirma que a ruptura entre Max e a banda aconteceria de qualquer jeito

19 de maio de 2023


O ano de 1996 talvez tenha sido o mais mágico em toda a carreira do Sepultura. Com o lançamento de “Roots”, a banda se consolidou como uma das gigantes daquela metade dos anos 1990, tocando em vários festivais e aumentando sua popularidade dentro e fora do país. Mas o que ninguém sabia é que, já há alguns anos, a banda vivia uma racha e, por isso, quando Max Cavalera anunciou que estava saindo da banda por não concordar com o restante da banda, que não queria renovar o contrato com sua esposa e também empresária, Glória Cavalera, o mundo ficou perplexo.

Andreas Kisser e Paulo Xisto participaram do Superplá, podcast ministrado por João Gordo, e lá eles lembraram desse período final com a formação clássica. A banda tentou renascer como um power-trio, com Andreas assumindo os vocais. Ele já havia feito essa experiência no Monsters of Rock britânico em 1996, quando Dana, enteado de Max, foi assassinado enquanto a banda se preparava para tocar nesse festival, e o ex-frontman do Sepultura se viu obrigado a retornar às pressas para os Estados Unidos, na companhia de Glória, para tratar da parte burocrática e enterrar seu ente querido. A tentativa do guitarrista em acumular as funções não deu certo e, após algumas buscas, chegaram ao nome de Derrick Green, que já está na banda há 25 anos.

Numa reflexão, Andreas Kisser afirmou que faltou mais diálogo entre as partes, mais em questões financeiras e estruturais do que propriamente musicais, uma vez que o guitarrista disse que neste último quesito não havia nenhum tipo de conflito. O mais interessante é que quem testemunhou as apresentações da época não poderia imaginar que uma banda que estava tão afiada no palco estivesse atravessando um momento difícil. Andreas disse ainda que, se o racha não tivesse acontecido naquele instante, iria acontecer em algum momento mais tarde, pois, como se sabe, na turnê de “Roots”, Max e a família andavam num tour bus, enquanto o restante da banda andava em outro, numa cena típica de algo que não iria acabar bem. E, de fato, não acabou.

Hoje o Sepultura vive outra fase, bem diferente da época em que praticava seu Thrash/Groove Metal, enquanto os irmãos Cavalera voltaram a tocar juntos e, volta e meia, fazem shows para celebrar algum disco da era de ouro do Sepultura. Recentemente, anunciaram a regravação dos álbuns “Bestial Devastation” e “Morbid Visions”. O bate-papo completo com João Gordo será disponibilizado somente no dia 25, mas a produção já está liberando alguns trechos. Você pode ver esse corte abaixo.